Como saber se o bebé está com frio?

0
78

Com o fim do verão, as temperaturas começam a descer, sendo importante saber ler alguns sinais que indicam que o bebé está com frio.

Esta é uma dúvida bastante frequente nos pais. “Será que está bem agasalhado? Não é roupa a mais?”. Muitas vezes toca-se nas mãos e nos pés dos bebés para tirar essas dúvidas, mas especialistas dizem que essa não é a forma mais indicada, pois é normal terem as extremidades mais frias.

Para saber se o bebé está com a temperatura adequada, o ideal é tocar no tronco e no abdómen, verificando se essas zonas estão mais frias do que o resto do corpo. A palidez e a irritação associadas podem também ser um sinal de que o bebé precisa ser agasalhado.

Outro gesto comum, é a tendência em colocar várias camadas de roupa. Não está totalmente errado, mas não deve ser exagerado. De acordo com os pediatras,em geral, até aos dois anos, uma camada a mais de roupa em relação ao adulto é o suficiente para proteger a criança nos dias frios.

O período mais crítico de temperatura vai do nascimento até um mês de vida, quando o bebé não tem uma regulação de temperatura corporal apropriada.

A temperatura normal do organismo varia de 35,5 graus a 36,5 graus. Os pais só devem preocupar-se quando a criança apresenta uma temperatura maior que 37,8 ou menor que 35 graus. Neste último caso, o alerta deve ser redobrado se o bebé se apresentar prostrado e se se recusar a mamar, o que pode indicar a hipotermia.

Já no caso da hipertermia, que pode ocorrer quando é agasalhado demais, os sinais de alerta são irritabilidade, suor excessivo, choro e também a recusa de alimento. Nas duas situações, o bebé deve ser levado ao médico.