Como não mascarares as tuas emoções

0
177
Como não mascarares as tuas emoções
Glamour attractive Como não mascarares as tuas emoções

Já alguma vez te disseram para ignorares algo que estavas a sentir? 

Ou para não pensares no que se estava a passar? 

Ou para não ficares da maneira que estavas por uma situação que te fez sentir de determinada maneira? 

 

Eu visualizo este ignorar de emoções como algo que vai sendo empurrado para debaixo do tapete para ficares melhor naquele momento mas depois, passado algum tempo, quando te dás conta, tens um altinho no tapete. E o que é que acontece quando passas por lá?

Tropeças. E aquelas emoções todas que foram ignoradas e escondidas ali debaixo vêm ao de cima e depois, em vez de teres de lidar com uma ou duas de cada vez, tens ali uma quantidade gigante de emoções para cuidar. E isso é, além de super intenso, super desgastante para a nossa vida. E acredita, não tem de ser assim. Pode ser bem mais leve e tranquilo. 

Por isso, para te ajudar a criar essa leveza e tranquilidade na tua vida, deixo-te aqui alguns pontos para experimentares quando te deparares com alguma situação mais emotiva. Espero que façam sentido para ti e que te ajudem a lidar melhor com aquilo que sentes. 

Para já, quando começares a sentir algo que preferias não sentir, pára por uns segundos e respira fundo. Aceita que essa emoção está ali e que está a acontecer. E que está tudo bem. Permite-te sentir. Percebe o que estás a sentir e nomeia essa emoção. Esta desconstrução vai ajudar-te a lidar melhor com o que está a espoletar o que sentes.

Depois, pergunta-te o que queres fazer com o que estás a sentir. Queres continuar a sentir isso ou queres transformar esse sentimento? Para transformares, proponho que agarres nessa emoção e que converses com ela. Algo como: “Eu estou a ver-te. Sei que estás aí. Mas não vou deixar que me consumas. Já te senti. E agora vou libertar-te e substituir-te por outra emoção que eu prefiro sentir. Eu escolho. Eu decido.”

E volta a respirar fundo. Como te sentes depois disto? 

Provavelmente não vai ser nem um processo super fácil nem super rápido inicialmente. O que acontece é que, ao estares mais atenta ao que sentes continuamente, vais conseguir que se torne cada vez mais tranquilo lidares com todas as emoções que vão surgindo na tua vida. E isto é super poderoso!

Pronta para te sentires como desejas?

Um beijinho,

POR: Mónica Petrides

Especialista em Autocuidado & Emagrecimento

www.coachmonicapetrides.com         info@coachmonicapetrides.com