Como incentivar os mais novos a poupar

0
461
Revolut lançou o Revolut Junior, uma app criada de forma segura para ensinar crianças e jovens, dos 7 aos 17 anos, a gerir a sua vida financeira.
Revolut Junior,

Incentivar os hábitos de poupança nos mais novos e dar-lhes bases financeiras desde tenra idade é ponto assente na comunidade atual, tendo em conta as ferramentas que essa experiência lhes vai dar para que, no futuro, sejam cidadãos bem informados e prontos a gerir os desafios financeiros da sua vida adulta.

Aliás, é neste contexto que o tema da Literacia Financeira foi introduzido na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento no programa curricular em Portugal, numa altura em que a própria OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) tomou uma posição sobre esta matéria, reconhecendo «a promoção da literacia financeira junto de crianças e jovens em idade escolar, como um dos meios mais eficientes para educar as gerações mais novas com uma cultura financeira que lhes permita, enquanto jovens e futuros adultos, desenvolver comportamentos e atitudes racionais face a questões de natureza económica e financeira».

Foi tendo em conta esta necessidade que a Revolut lançou o Revolut Junior, uma app criada de forma segura para ensinar crianças e jovens, dos 7 aos 17 anos, a gerir a sua vida financeira. Os mais novos vão poder consultar as suas transações, sob a gestão e orientação de um adulto responsável, dado que só os pais ou tutores legais podem criar as contas Junior e estes têm de ser utilizadores da Revolut.

Como tudo pode mudar

Tem o seu filho a pedir “aquelas” calças de marca? A sua filha já está naquela idade de querer almoçar fora com as amigas da escola? Perde o rasto às mesadas ou semanadas numa questão de segundos? Com a Revolut Junior tudo isso pode mudar.

 

A aplicação está desenhada de forma muito intuitiva para uma fácil utilização por parte dos mais novos e a partir dela podem ver o seu saldo e receber alertas de transações. Adivinham-se eventualmente sorrisos quando, num dos intervalos das aulas, forem à app e perceberem que os pais já lá puseram a mesada. Isto porque estes vão poder transferir dinheiro de forma direta e imediata para a conta dos filhos, de forma segura, uma vez que estão a beneficiar de uma única plataforma de gestão financeira para toda a família, permitindo-lhes ter acesso a saldos e transações. Por sua vez, os mais novos terão acesso, por exemplo, a dados analíticos que lhes permitirão saber quanto gastaram numa determinada semana ou quanto dinheiro têm até ao final do mês.

O controlo dos pais é soberano 

Esta solução oferece uma conta, uma app e um cartão, com diferentes designs disponíveis. O cartão Revolut Junior funciona como um cartão pré-pago e a criança pode gastar o dinheiro que lá tiver, mas não pode adicionar dinheiro diretamente à conta. A utilização da app, apesar de recomendável pelos bons hábitos de gestão financeira que ajuda a criar, não é obrigatória para que o cartão funcione.

O controlo dos pais é soberano. Podem, por exemplo, definir notificações de alerta sobre os gastos dos menores ou ativar diferentes definições de segurança que lhes garantem o controlo de algumas ferramentas, tais como pagamentos online, ou contactless. Recebem alertas em tempo real assim que for feita uma compra e a Revolut assegurou que os cartões não podem ser usados na maioria dos operadores comerciais com restrição de idade. Caso as crianças percam o cartão ou sejam vítimas de furto, os pais também conseguem bloquear de imediato os cartões Junior a partir da sua própria aplicação.

Tarefas com direito a recompensa

A partir daqui é ajudá-los a definir objetivos. E para motivá-los ainda mais a cumprirem as suas metas, junte o útil ao agradável e defina com os seus filhos um conjunto de tarefas que, a serem cumpridas, possam ser recompensadas com transferências para a conta. Se lavar a loiça, recebe um determinado valor, se for despejar o lixo, outro, arrumar o quarto, enfim… o que entender que seja importante para o seu crescimento e autonomia. Na conta Revolut Junior, estas funcionalidades de Tarefas e Objetivos estão incluídas ao efetuar o upgrade para um plano pago. Terminada a tarefa, a criança vai à app e dá-se a magia: o dinheiro é transferido da conta dos pais para a sua.

 

CONTEÚDOS PATROCINADOS STORIES    Revolut