Cidadania para crianças

0
418

– clichê ou necessidade em 2020!!

O mundo mudou num espaço de poucos dias ou semanas! Estamos em choque face à rapidez de propagação de um vírus como o COVID-19, que rapidamente se espalhou da China para mais de 150 países em todo o mundo e que, (pasme-se a gente!), não olha a condições sociais ou económicas e, muito menos, a fronteiras geográficas ou políticas.

É neste cenário que nos apercebemos que um conceito tão vago como a cidadania para crianças e jovens, tão supostamente clichê até aqui, mas tão pouco valorizado por muitos, se assume como de capital importância num mundo à beira do colapso face a esta pandemia.

Cidadania é muito mais do que o estudo a promoção da reciclagem ou do multiculturalismo! É estar atento e agir proactivamente em favor de si mesmo, do outro e da sua comunidade!

Vejamos o exemplo de alunos universitários, futuros diplomados, que assumem o completo encerramento das universidades como férias antecipadas, acorrendo em massa às praias como se nada tivessem que ver com o que se passa atualmente no nosso país, como se não tivessem responsabilidades com a comunidade onde se encontram; como se também eles, assintomáticos ou não, não pudessem servir como agentes de transmissão destes novo vírus que nos assola o quotidiano!!

Não sejamos ingênuos! As nossas crianças e jovens crescem atualmente num mundo onde o que parece contar é o n.º de visualizações online, o reconhecimento ou a fama por bons ou maus motivos e, acima de tudo, o dinheiro que podem vir a ganhar com isso!

Todavia, nem tudo está perdido!! Veja-se milhares de alunos e pais que estão em regime de isolamento voluntário, inspirando amigos, colegas e comunidades inteiras a agir em prol de si mesmo e dos outros!

Não, o mundo não está perdido! A nossa sociedade não está perdida e muito menos o estarão as nossas crianças e jovens!

É preciso sim investir mais numa efetiva formação para a cidadania, consciencializar miúdos e graúdos do nosso papel e responsabilidade para com a comunidade onde nos inserimos, ser acima de tudo exemplo e mostrar que, neste sentido, nem só de dinheiro e fama vive o Homem!!

(…)

Considero que apesar da situação extraordinária que estamos a viver com a pandemia de COVID-19 a nível mundial, esta poder ser uma oportunidade para que nós, pais, possamos melhor formar e educar as nossas crianças e jovens para uma maior consciência e responsabilidade social para com a nossa comunidade e o nosso país!

Sejamos proativos e positivos, mas sempre preventivos e conscientes!!

(escrito em regime de isolamento voluntário!)

( Artigo disponível na integra na nossa edição 13 à venda em banca. Subscreva assinatura anual!)

POR: Isabel Valente Mestre e Formadora em Educação