O banho é um momento de extrema intimidade e fortalecedor da relação entre cuidadores e bebé
Este é sempre aguardado com alguma ansiedade, seja por ser uma situação nova, acompanhada de dificuldades, seja pelas expectativas de ser um momento prazeroso.
Vamos partir do último pressuposto e desmistificar que, a maior parte dos bebés não aprecia o seu primeiro banho, pois a água não está à temperatura que eles preferem, assim como, o facto de estarem despidos por si só já é um fator de irritabilidade.
Associado a isto, os cuidadores podem apresentar insegurança, o que se reflete na forma como interagem com o bebé.
Orientações para que o momento do banho seja desfrutado como uma experiência única:
- Um momento de contacto íntimo entre os cuidadores e o bebé
- Um momento para realizar uma massagem
- Um momento de tocar e transmitir afeto, segurança e amor
- Um momento para descobrir as características individuais do bebé
Deste modo, considero importante um treino prévio, utilizando um boneco e num cenário real que inclua água e banheira.
A Mom&Babycare mantém as aulas práticas em sua casa, no curso de preparação para o nascimento, exatamente porque acredita o quão impactante é este treino, para a segurança que os cuidadores manifestam com o seu bebé após o nascimento.
A hora do banho
O banho pode ser dado todos os dias, ou em dias alternados, esta frequência vai ser ditada por casos de alterações cutâneas e/ou pela dificuldade que o recém-nascido tem em regular a sua temperatura corporal.
A hora em que o banho é dado depende da rotina dos cuidadores e do efeito que o banho tem sobre o bebé.
Existem bebés que ficam relaxados após o banho e, nesses casos devemos guardar esse momento para o final do dia, ao invés de outros, em que o banho tem um poder estimulante e, nesse caso, deve ser dado no período da manhã.
A escolha dos produtos
A escolha dos produtos de limpeza deve ser criteriosa, uma vez que a pele dos bebés é mais sensível do que a dos adultos.
O bebé é um ser frágil, assim como a sua pele, e vai adquirindo uma maior resistência à medida que cresce ao longo do tempo. A sua barreira cutânea é imatura, especialmente nas duas primeiras semanas de vida.
O ideal será utilizar uma gama sem perfumes nem parabenos, pH fisiológico e calmantes, de forma a minimizar a probabilidade de provocar alguma reação ao bebé. Vamos permitir que o bebé use os seus sentidos para descobrir o cheiro dos seus cuidadores!
Os critérios da escolha dos produtos devem ser baseados em dois fatores, que estão interligados:
– História familiar de pele atópica;
– Recomendações dos profissionais de saúde.
Existe, atualmente, uma vasta variedade de produtos.
Mas quais os produtos essenciais que devem adquirir? Deixo-vos aqui os cinco produtos que considero básicos a ter em casa:
- Creme Lavante/Óleo Lavante – para o banho completo e rápido, limpa e hidrata com suavidade, reforçando a barreira cutânea e de fácil enxaguamento.
- Leite hidratante – para a hidratação do corpo após o banho, ótimo para uma massagem prazerosa.
- Água de limpeza – muda da fralda ou limpeza de zonas que ao longo do dia ficam com vestígios de leite.
- Creme barreira – serve para a prevenção de lesões/agressões, provocada pelo contacto da pele do bebé com o “cocó” e o “chichi”; pode ser aplicado uma ou duas vezes por dia em casos de pele íntegra.
- O linimento é a minha escolha de eleição, especialmente para a muda da fralda, pois limpa e hidrata ao mesmo tempo, além de que deixa uma película protetora à superfície da pele, evitando irritações. Este produto é um grande aliado na limpeza do primeiro “cocó” do bebé, sendo este muito difícil de remover devido à sua consistência, pelo que será necessária maior fricção na pele.
A Uriage criou um kit com a maioria destes produtos, de tamanho de viagem, ideal para levar para a maternidade, e prático para usar fora de casa.
Importa relembrar que cada bebé é único, assim como os seus cuidadores são únicos neste processo. Esta interação permitirá uma aprendizagem contínua num contexto particular em que a prática será o seu maior aliado como fonte do conhecimento.
A M&BC em parceria com a Uriage aguardam por vós.
POR: Cláudia Xavier _ Enfermeira Especialista de Saúde Infantil e Pediatria, Mentora do Projeto Mom&Babycare
CONTEÚDO PATROCINADOSTORIES