Chegou a hora do banho!

0
421

O banho é um momento de extrema intimidade e fortalecedor da relação entre cuidadores e bebé

Este é sempre aguardado com alguma ansiedade, seja por ser uma situação nova, acompanhada de dificuldades, seja pelas expectativas de ser um momento prazeroso.

Vamos partir do último pressuposto e desmistificar que, a maior parte dos bebés não aprecia o seu primeiro banho, pois a água não está à temperatura que eles preferem, assim como, o facto de estarem despidos por si só já é um fator de irritabilidade.

Associado a isto, os cuidadores podem apresentar insegurança, o que se reflete na forma como interagem com o bebé. 

Orientações para que o momento do banho seja desfrutado como uma experiência única:

  • Um momento de contacto íntimo entre os cuidadores e o bebé
  • Um momento para realizar uma massagem
  • Um momento de tocar e transmitir afeto, segurança e amor
  • Um momento para descobrir as características individuais do bebé

Deste modo, considero importante um treino prévio, utilizando um boneco e num cenário real que inclua água e banheira.

A Mom&Babycare mantém as aulas práticas em sua casa, no curso de preparação para o nascimento, exatamente porque acredita o quão impactante é este treino, para a segurança que os cuidadores manifestam com o seu bebé após o nascimento.

A hora do banho

O banho pode ser dado todos os dias, ou em dias alternados, esta frequência vai ser ditada por casos de alterações cutâneas e/ou pela dificuldade que o recém-nascido tem em regular a sua temperatura corporal. 

A hora em que o banho é dado depende da rotina dos cuidadores e do efeito que o banho tem sobre o bebé.

Existem bebés que ficam relaxados após o banho e, nesses casos devemos guardar esse momento para o final do dia, ao invés de outros, em que o banho tem um poder estimulante e, nesse caso, deve ser dado no período da manhã.

A escolha dos produtos

A escolha dos produtos de limpeza deve ser criteriosa, uma vez que a pele dos bebés é mais sensível do que a dos adultos.

O bebé é um ser frágil, assim como a sua pele, e vai adquirindo uma maior resistência à medida que cresce ao longo do tempo. A sua barreira cutânea é imatura, especialmente nas duas primeiras semanas de vida. 

O ideal será utilizar uma gama sem perfumes nem parabenos, pH fisiológico e calmantes, de forma a minimizar a probabilidade de provocar alguma reação ao bebé. Vamos permitir que o bebé use os seus sentidos para descobrir o cheiro dos seus cuidadores!

Os critérios da escolha dos produtos devem ser baseados em dois fatores, que estão interligados:

– História familiar de pele atópica;

– Recomendações dos profissionais de saúde.

Existe, atualmente, uma vasta variedade de produtos. 

Mas quais os produtos essenciais que devem adquirir? Deixo-vos aqui os cinco produtos que considero básicos a ter em casa:

  • Creme Lavante/Óleo Lavante – para o banho completo e rápido, limpa e hidrata com suavidade, reforçando a barreira cutânea e de fácil enxaguamento.

 

  • Leite hidratante – para a hidratação do corpo após o banho, ótimo para uma massagem prazerosa. 

 

  • Água de limpeza – muda da fralda ou limpeza de zonas que ao longo do dia ficam com vestígios de leite.

 

  • Creme barreira – serve para a prevenção de lesões/agressões, provocada pelo contacto da pele do bebé com o “cocó” e o “chichi”; pode ser aplicado uma ou duas vezes por dia em casos de pele íntegra. 

 

  • O linimento é a minha escolha de eleição, especialmente para a muda da fralda, pois limpa e hidrata ao mesmo tempo, além de que deixa uma película protetora à superfície da pele, evitando irritações. Este produto é um grande aliado na limpeza do primeiro “cocó” do bebé, sendo este muito difícil de remover devido à sua consistência, pelo que será necessária maior fricção na pele.

A Uriage criou um kit com a maioria destes produtos, de tamanho de viagem, ideal para levar para a maternidade, e prático para usar fora de casa.

Importa relembrar que cada bebé é único, assim como os seus cuidadores são únicos neste processo. Esta interação permitirá uma aprendizagem contínua num contexto particular em que a prática será o seu maior aliado como fonte do conhecimento.

A M&BC em parceria com a Uriage aguardam por vós.

POR: Cláudia Xavier _ Enfermeira Especialista de Saúde Infantil e Pediatria, Mentora do Projeto Mom&Babycare

CONTEÚDO PATROCINADOSTORIES