Centro de reabilitação sénior que previne e promove a saúde

0
124

A missão assumida da recém-inaugurada Clínica Médica Nau Saúde é prestar um atendimento médico especializado, individualizado e inovador, capaz de responder às várias necessidades e exigências de toda a comunidade; “primando pela excelência, inovação, eficácia, rigor, empatia, simpatia, honestidade e segurança em todos os serviços que dispõem”.

Na qualidade de entidade de saúde privada oferecem serviços direcionados à avaliação, intervenção e promoção da saúde física, mental e bem-estar, especializada na prestação de cuidados de saúde em regime de ambulatório, ao domicílio e online.

É neste contexto de diferenciação que criaram um Centro de Reabilitação Sénior, que pretende atingir a população adulta e idosa. Tomando como pressuposto que o envelhecimento começa desde o nascimento e que não deve ser encarado como uma sentença à saúde e à qualidade de vida, pretendem desenvolver um plano de intervenção, não só centrado na intervenção das patologias já existentes, mas também na prevenção e promoção da saúde. 

É sabido que o investimento na promoção da saúde favorece um envelhecimento saudável, ou seja, que à medida que a idade avança, seja mantida a capacidade cognitiva, autonomia e funcionalidade da pessoa. 

Neste projeto também se incluem casos que apresentem uma grande probabilidade de desenvolver um quadro demencial (suportado na questão hereditária frequentemente associada às demências como Alzheimer, por exemplo), cuja intervenção (com base em consultas médicas regulares e treino cognitivo e motor) permite o retardamento dos efeitos mais incapacitantes resultantes desse quadro.

Também se incluem neste projeto, casos de adultos que tenham padecido de alguma condição (ex. AVC, traumatismo crânio-encefálico, acidente de aviação, entre outras) da qual tenha resultado uma perda de capacidade física ou intelectual. 

Seja qual for o motivo da procura, a equipa do projeto reúne-se para avaliar a função afetada (ex. linguagem, memória, marcha, perceção, etc) e desenvolve um plano de intervenção multidisciplinar que promova a reabilitação e/ou treino dessas funções.

“Conscientes do papel, importância e dificuldades dos cuidadores, também pretendemos incluí-los no projeto e disponibilizar apoio psicológico e ações de partilha de informação e de sensibilização”.

email: clinicamedicanausaude@gmail.com

site: www.clinicamedicanausade.com        Facebook: @NauSaúde Clínica Médica