Aromaterapia _ Saúde gota a gota 

1
600

Extraídos das plantas, os óleos essenciais contribuem para a prevenção e promoção da saúde de forma natural.  

Aromaterapia, já ouviu falar? 

Numa altura em que o ecológico, o saudável, o biológico e o natural estão ‘na moda’, a aromaterapia ganha cada vez mais destaque e acaba por estar, também ela, ‘na moda’. Mas será que sabe como esta terapia milenar pode ajudar a sua família?  Conhece todos os métodos da aromaterapia? 

De forma simples e sucinta vou explicar como a aromaterapia pode ser uma excelente aliada nas rotinas familiares e como, de forma preventiva, pode evitar inúmeras idas ao hospital. 

Óleos essenciais

Indubitavelmente que os óleos essenciais são a face mais visível da aromaterapia. Porém, estão longe de ser os únicos. Hidrolatosóleos vegetaismanteigassabonetes…. uma vasta gama de produtos e soluções que atuam preventivamente na saúde e no bem-estar de quem opta por esta forma de estar. Sim, forma de estar, a aromaterapia é uma forma de estar.

Enquanto aromaterapeuta e formadora já acompanhei centenas de famílias e já formei quase uma centena de aromaterapeutas que, diariamente, me dão feedback dos efeitos a longo prazo e das mudanças que a aromaterapia surte nos lares de quem, mais uma vez, opta por esta forma de estar.  

Como usar óleos essenciais

 Existem várias formas de beneficiar dos óleos essenciais, no entanto quero destacar duas: 

Através da difusão, recorrendo para isso a difusores (ativos ou passivos) ou topicamente, colocando diretamente na pele ou fazendo soluções para posteriormente aplicar. 

Aromaterapia de A a Z 

Asma, bronquite, cefaleias, diarreia, eczema… podia continuar por aqui em diante até completar o alfabeto. A aromaterapia previne e trata várias patologias de forma natural, preventiva e eficaz. Para além das patologias, existem outras formas de beneficiar e implementar a aromaterapia nas nossas casas e, quase sem darmos conta, usufruirmos dos benefícios desta terapia.  

Deixo alguns dos conselhos que ensinei às minhas formandas no Clube de Aromaterapia e cujos resultados me são apresentados como ‘’excelentes soluções para ter sempre à mão’’.

Alergias

Até há bem pouco tempo as alergias eram consideradas doenças raras. Atualmente, segundo dados da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia, mais de um terço da população sofre de, pelo menos, uma alergia. 

Aquando dos primeiros sintomas como a comichão, o corrimento nasal, o inchaço ou espirros, aplicar em locais estratégicos como as têmporas, planta dos pés ou nuca. 

Sugestão de Roll-On Anti-histamínico 

– 20 gotas de OE Lavanda (Lavandula angustifolia)

– 20 gotas de OE limão (Citrus limon)

– 20 gotas de OE hortelã-pimenta (Mentha peperita)

– 10 ml de Óleo vegetal à escolha (coco, coco fracionado, amêndoas, uva) 

Ácaros e Pólens 

Para eliminar ácaros e pólens, uma das sugestões que partilho com as minhas alunas é a de fazer um spray desinfetante para os tecidos com 20 gotas de OE de Limão (Citrus limon) e 20 gotas de OE de tea tree + 100 ml de água. A ideia é pulverizar tecidos, tapetes, colchões, cortinas, etc …. tecidos possíveis de aglomerar micro-organismos.  

Dores de Cabeça 

 As célebres dores de cabeça são, indubitavelmente, das dores mais comuns e, ao mesmo tempo, das que causam um maior transtorno no quotidiano das pessoas. 

O OE de Lavanda (Lavandula angustifolia), além de ser um poderoso antibacteriano e anti-inflamatório, é analgésico e tem um efeito sedativo e relaxante para acalmar a dor, as tensões e o stress próprios do dia a dia.

O OE de Hortelã Pimenta (Mentha peperita) também tem um efeito sedativo, similar ao do paracetamol. Uma sinergia destes dois óleos essenciais no final do dia, faz milagres! 

Sono agitado 

Se tens filhos, estás, com toda a certeza, familiarizado com este tema – o sono (ou a ausência dele). Nas crianças é um assunto muito delicado e um dos principais medos e angústias dos pais.  

A Sinergia Infantil Relaxante feita à base de OE Lavanda (Lavandula angustifolia) e o OE de Camomila Romana (Anthemis nobilis) atua diretamente nos sentidos das crianças com o objetivo de tranquilizar e acalmar a inesgotável energia que têm. Após a aplicação desta sinergia as crianças tendem a mostrar um maior cansaço e a adormecer mais facilmente.

 Lembra-te, apesar de naturais, os óleos essenciais também possuem substâncias químicas (embora naturais). Deves ter muito cuidado na hora de adquirir óleos essenciais, compra apenas em locais seguros e que te forneçam todos os dados sobre os mesmos. 

A Aromaterapia é uma forma de estar que, depois de enraizada e entranhada, não mais deixa de estar presente nas nossas vidas, tais são os benefícios que nos oferecem. 
 

Por: Liliana Santos 

Psicopedagoga Clínica e Maître-Aromaterapeuta Certificada em França,

Fundadora do Instituto Português de Aromaterapia

@liliana.aromaterapeuta   @institutoportuguesaromaterapia 

1 COMENTÁRIO

  1. […] /*! elementor – v3.7.7 – 20-09-2022 */ .elementor-column .elementor-spacer-inner{height:var(–spacer-size)}.e-container{–container-widget-width:100%}.e-container>.elementor-widget-spacer{width:var(–container-widget-width,var(–spacer-size));-ms-flex-item-align:stretch;align-self:stretch;-ms-flex-negative:0;flex-shrink:0}.e-container>.elementor-widget-spacer>.elementor-widget-container,.e-container>.elementor-widget-spacer>.elementor-widget-container>.elementor-spacer{height:100%}.e-container>.elementor-widget-spacer>.elementor-widget-container>.elementor-spacer>.elementor-spacer-inner{height:var(–container-widget-height,var(–spacer-size))} […]