Armário Cápsula _ O que é e como ter um

0
76
Fashion clothing of white color, knitted patterns, hanging on racks for display. Series of casual womens clothes waits for buyers in shop before sale season. Row of solid outfits in wardrobe.

Muito se tem ouvido falar da importância de diminuirmos o consumo e tornarmos o nosso armário mais minimalista.

Rapidamente encontramos várias dicas e regras para criarmos um guarda-roupa cápsula, válido também para os mais pequenos!

Antes de mais, é importante perceber melhor este conceito: a base fundamental de um guarda-roupa cápsula está em ter peças versáteis entre si, que correspondam ao seu estilo de vida atual e que favoreçam o seu corpo. 

É importante frisar que cada caso é um caso e este conceito não deve ter regras definidas. Não existe nem certo nem errado, não existem peças-chave que funcionem para todos, nem um número limite de peças.

Comece por analisar o seu guarda-roupa ou o dos seus filhos, fazendo uma triagem do que continua a fazer sentido e o que já não está adequado. Depois, defina os seus objetivos de comunicação visual, para se focar no seu estilo pessoal e, caso tenha peças em falta, componha uma lista de compras objetiva. 

Aqui ficam cinco princípios fundamentais para ter um guarda-roupa eficaz, seja qual for a sua idade, o seu estilo, tipo de corpo e estilo de vida: 

  • Tenha apenas peças de que goste muito e com as quais consiga fazer várias combinações;
  • Compre menos e melhor, apostando na qualidade e não na quantidade;
  • Use e tenha apenas peças que favoreçam o seu corpo;
  • Conheça as suas cores, as que a favorecem e as que estão de acordo com a sua comunicação;
  • Torne-se consciente da sua identidade visual para ter uma imagem coerente e consistente, e deixar de fazer compras por impulso ou desnecessárias.

Mantenha a rotina de organização, analise as peças regularmente (principalmente as das crianças que deixam de servir rapidamente) e crie listas de compras de forma estratégica para que apenas compre quando necessário e peças que realmente acrescentem valor ao seu guarda-roupa. 

POR: Bárbara Mendonça – Consultora de Imagem
 https://www.barbaramendonca.pt/