APRENDER A BRINCAR E LIVREMENTE COMUNICAR

0
809

Não sei se já tinha partilhado convosco mas adoro LEGO e toda a filosofia inerente ao conceito da marca

É por isso, que o uso nas minhas aulas de comunicação. O LEGO não é só uma ferramenta de brincadeira mas sim um recurso de aprendizagem.

E porquê?

Porque a brincar também se aprende, praticando e consolidando algumas das competências comportamentais e comunicacionais, logo as crianças estão envolvidas e desafiadas. Pois bem, é neste processo que cada peça de LEGO faz magia!

Através de atividades divertidas de curta duração, as crianças podem exercitar a memória, praticar movimentos novos, explorar a sua criatividade e prototipar o processo de aprendizagem comunicacional.

Para além disso, permite:

  • Trabalhar a linguagem, a oralidade e a organização do discurso através da execução das descrições detalhada, das instruções claras e das justificações. Vão ser capazes de contar uma ou mais histórias que os vão ajudar a expressar ideias e a comunicar com os outros;
  • manter o foco e a lembrarem-se constantemente da tarefa que lhes foi proposta, estabelecer objetivos e fazer planos, ter ideias criativas e refletir no que fizeram e como o fizeram;
  • trabalhar em equipa e resolver problemas porque em conjunto com outros colegas, terão de ser capazes de partilhar material, aprender com os outros e com as suas ideias e saber lidar com diferentes papéis e responsabilidades.

Esta é uma atividade que pode ser adaptada às habilidades, interesses e idade de cada criança ou grupo de crianças.

E esse lego já está espalhado em cima das vossas mesas?

POR: INÊS VIEIRA_ESPECIALISTA EM COMUNICAÇÃO, MENTORA E FUNDADORA DA MOTIVARTE COMUNICAÇÃO