O Amor: a melhor vitamina para crescer de forma saudável

0
272

A proposta desta edição é relativa ao tema “Porque é importante cultivarmos uma mentalidade de crescimento nas nossas crianças”. Digamos, com verdade, que é mais um tema superinteressante e, mais ainda, importante.

Diariamente tenho contacto com diversos tipos de personalidades, de educação desenvolvida pelos pais e família mais próxima, da pedagogia desenvolvida em sala pela escola onde a criança cresce ao longo de cerca de um mínimo de 7 horas diárias.

Esta amálgama é cada uma e toda ela muito expressiva no crescimento da criança.

É lugar comum ouvirmos, dizermos e esperarmos que tudo o que envolve a educação da criança decorra da forma mais pacífica e adequada possível. E assim acontece em muitos casos. Onde existe amor, dificilmente o resultado é parco.

Passo a desenvolver a que me refiro:

  • O amor por muito que seja posto em prática, há sempre mais para poder usar
  • A criança que é ouvida, cuidada e com quem se fala com amor é uma melhor ouvinte, e uma melhor pensante acerca do seu bem-estar como também do seu par/ do seu semelhante
  • Por amor também é importante, a par e passo (fazendo-o de forma adequada ao desenvolvimento e idade da criança) dar responsabilidade à criança. Isto é uma tarefa muito difícil para muitos de nós pais pois, na verdade, queremos que as nossas filhas e filhos vivam num mundo que seja bem melhor do que damos conta através dos media
  • Com amor, educar é mais prazeroso para nós e para a criança: a criatividade, o auto respeito e a auto confiança caminho de mãos dadas.

claudiamineiromiudosegraudos@gmail.com

POR: Cláudia Mineiro _ Professora de Babyoga e Playoga

( Leia o artigo na integra na Revista Miúdos&Graúdos edição 10, em banca até 22 Janeiro 2020)