Amamentação

0
271

Queridos pais, 

Que bom que estão desse lado. Sejam muito bem-vindos a mais uma edição fantástica da Miúdos & Graúdos. 

Esta semana o tema é Nutrição e, como sempre, neste espaço dedicado a vocês, trazemos conteúdo de qualidade para que possam sempre aprender, crescer e viver mais e melhor aquele que é um dos (senão mesmo o maior) desafio do ser humano – ser mãe e pai. 

Começando por uma indispensável coach de mindset e emagrecimento, uma terapeuta de casais, várias enfermeiras especializadas, uma psicóloga clínica e uma terapeuta familiar do sono e comportamento do vosso filho, somos uma equipa multifacetada disponível para vos ajudar nesta nova fase da vossa vida. 

Estamos juntos na missão de garantir que a vossa gravidez e pós-parto sejam bem tranquilos, como vocês merecem.

Nestas páginas encontrarão informações e dicas que por certo valerão a pena apontarem, para que vos sirvam de guia mensal de ajuda nos diversos temas que exploramos.  

Nesta edição ensino-lhe a reconhecer e identificar o choro de fome no vosso filho, a nossa Mónica fala-nos sobre a importância da forma como nos alimentamos, a enfermeira Alice fala-nos da nutrição do recém-nascido e, por fim, a enfermeira Cláudia aborda o apoio do pai na amamentação.

RECONHECER O CHORO DA FOME

Pais, temos aqui um desafio, mas sabem que mais? Eu sei que vocês serão capazes disto e muito mais. 

Uma das maiores dificuldades que os adultos assumem ter é lidar com o choro dos seus filhos. Isto provoca uma certa impulsividade na reação para acabar com o choro e com aquele som ensurdecedor que nos afeta as profundezas da alma. 

O que é certo, e não podemos MESMO esquecer, é que eles utilizam este som para comunicarem com os pais. É a forma mais eficaz de conversação que eles têm. Por isso, o melhor a fazer é aceitar isto como um facto e ao invés de reagirmos sem saber o que fazer, o desafio é mesmo, parar para pensar – “Que horas são?”, “Há quanto tempo comeu?”, “Será fome?”, “Será frio?”, “Será calor?” – é muito importante este momento em que pensamos e observamos com toda a nossa atenção o que o nosso filho nos diz. Olhar atentamente e reconhecer (aqui está o segredo), reconhecer o que ele vos está a dizer. 

Quando uma mãe/pai consegue fazer este pequeno exercício, a probabilidade de corresponder e responder de forma acertada àquilo que é o pedido do bebé sobe consideravelmente. 

Registaram o exercício?

  1. Ouvir o som;

  2. Parar;

  3. Observar;

  4. Responder com tranquilidade.

Vou deixar-vos aqui uma dica salva-vidas para reconhecerem o choro que vos diz que o recém-nascido ou bebé até mais ou menos 3 meses, tem fome. 

Graças ao reflexo de sucção, um bebé com fome faz o som “Né” repetidamente. Para o reconhecermos precisamos apenas de estar atentos para perceber o que ele nos diz.

Acreditem que, quanto mais cedo houver esta consciência, mais depressa o vosso bebé se sentirá também tranquilo e vocês pais, bem mais seguros. 

Uma boa relação tem como base uma boa comunicação e isso começa logo desde o berço. 

Vale a pena o empenho, eu posso garantir. 

Sejam felizes em família meus queridos. 

Carolina Vale Quaresma
Terapeuta Familiar
Especialista em Sono e Comportamento Infantil

Apaixonada e comprometida, com mais de 15 anos de experiência com bebés e crianças, em mais de 8 países, tem o propósito de ajudar famílias a viver uma parentalidade com menos culpa e ansiedade, menos dramas e sem medos.

Seja na introdução de boas rotinas de sono, seja na gestão de comportamentos, a Carolina guia os pais aos resultados que ambicionam, cumprindo a missão de tornar as famílias mais felizes, com laços mais fortes através do equilíbrio entre Amor & Limites.

Ligue-se a nós:

Website: www.carolinavalequaresma.com

E-mail: carolina@carolinavalequaresma.com

Facebook: https://www.facebook.com/carolina.vale.quaresma

Instagram: https://www.instagram.com/carolina.vale.quaresma