Alimentos para um bronzeado perfeito

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Com os dias de calor a chegar e as habituais idas à praia, há que saber cuidar da pele… mas não só. Sabia que há alimentos que favorecem o bronzeado perfeito e ajudam na protecção? Nós damos-lhe uma ajuda.  

Uma ida à praia nunca dispensa a colocação de um bom protector solar e no que diz respeito a bronzeados há que respeitar os diferentes tipos de pele. Depois, há mulheres que gostam de ficar com mais marcas e outras com menos, mas isso já depende do gosto de cada uma. Nesta edição, dizemos que alimentos deverá consumir mais durante este período de verão para que a sua pele receba o sol de forma mais saudável e para que o bronzeado perdure e fique com um tom mais bonito. Antes disso, nunca será de mais relembrar que, além do protecção solar, não deverá fazer períodos de exposição muito longos e os mesmos deverão ser feitos em alturas onde os raios UV estão menos agressivos para a pele, ou seja, fora do horário entre as 11h e as 17 horas. 

O sol é também um excelente aliado para a produção de vitamina D, que contribui no combate a sintomas de depressão e ansiedade. Mas a palavra de ordem é moderação à exposição solar e, em caso de manchas suspeitas na pele, consulte o seu médico, pois o cancro de pele é uma realidade e deve ser prevenido. 

A lista que se sugere de seguida, na sequência de investigações feitas por nutricionistas um pouco por todo o Mundo, incluem alimentos que potenciam a produção de melanina, o pigmento que dá cor à pele, além de outros ricos em vitaminas e antioxidantes, que terão um papel fundamental para proteger a pele dos efeitos prejudiciais da radiação. 

Alimentos ricos em betacaroteno

O betacaroteno é um pigmento encontrado em vegetais de cores vibrantes que vão do amarelo ao vermelho e em folhas verde-escuras. Esta substância é convertida em vitamina A pelo organismo depois de ser ingerida e tem propriedades antioxidantes. Este pigmento vai ajudar a prevenir o envelhecimento precoce por combater os prejuízos causados pelos radicais livres – moléculas que, entre outros fatores, são formadas pela ação dos raios ultravioleta. Por outro lado, o betacaroteno estimula a produção de melanina, favorecendo um bronzeado saudável. Exemplos de alimentos ricos em betacaroteno:

  • Abóbora
  • Agrião
  • Batata-doce
  • Beterraba
  • Brócolos
  • Cenoura
  • Couve
  • Alperce
  • Espinafre
  • Manga
  • Rúcula

Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C inibe os efeitos prejudiciais dos radicais livres pelo seu alto poder antioxidante, participando ainda na formação do colagénio, proteína responsável por garantir firmeza e elasticidade à pele. As principais fontes de vitamina C são as frutas cítricas, que também ajudam a hidratar o organismo, podendo ser consumidas em fresco ou em forma de sumo. Alguns exemplos:  

  • Abacaxi
  • Caju
  • Goji 
  • Kiwi
  • Laranja
  • Limão
  • Morango

Alimentos ricos em licopeno

O licopeno faz parte dos pigmentos carotenóides, assim como o betacaroteno, reforçando as propriedades antioxidantes que ajudam a manter a pele saudável e jovem. Além disso, a combinação destras substâncias estimula a produção de melanina, o que favorece o bronzeado e evita as queimaduras solares. Encontra o licopeno em alimentos como:

  • Espargos
  • Melancia
  • Pimentão vermelho
  • Repolho-roxo
  • Salsa
  • Tomate e seus derivados
  • Toranja 

Alimentos ricos em ómega 3

O ómega 3 é um tipo de gordura boa com propriedades anti-inflamatórias. Juntamente com o licopeno, favorece a absorção do betacaroteno, potencializando os efeitos favoráveis à aquisição e manutenção do bronzeado. Podemos encontrá-lo em: 

  • Amêndoas
  • Atum
  • Bacalhau
  • Chia
  • Linhaça
  • Nozes
  • Salmão
  • Sardinha

Alimentos ricos em vitamina A

A vitamina A é fundamental para a manutenção da saúde da pele, uma vez que combate os efeitos dos radicais livres e ajuda na protecção contra os danos causados pela radiação ultravioleta, uma vez que estimula a regeneração celular e a prevenção de manchas escuras provocadas pela exposição solar. Veja as principais fontes de vitamina A:

  • Batata-doce
  • Leite de vaca
  • Manteiga
  • Ovos

Alimentos ricos em vitamina E

A vitamina E, além de ter propriedades antioxidantes que previnem o envelhecimento, ajuda a manter a elasticidade da pele, prevenindo o aparecimento de manchas escuras, ao promover a regeneração celular. Saiba como incluí-la na sua dieta alimentar:

  • Abacates
  • Amendoins
  • Avelãs
  • Azeite de oliva
  • Espinafres
  • Manteiga de amendoim
  • Óleo de girassol
  • Sementes de girassol