A alimentação da mãe que amamenta

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Sabias que, se estiveres a amamentar, não podes comer (quase) nada?

Pois é, se verificássemos todas as listas do mundo sobre alimentos que uma mãe a amamentar deve, supostamente, evitar, chegaríamos à conclusão que pouco seria permitido!

Talvez já te tenha acontecido estares a comer uma laranja enquanto dás de mamar ao teu bebé, e alguém recomendar-te que não o faças.

Ou pode ter sido com chocolate. Ou com morangos. Ou talvez marisco. Couves, feijão, cebola, alho, bróculos… Mais alguma coisa?

De onde vêm estas proibições todas, afinal?! Em especial, numa fase em que há uma necessidade extra de calorias e líquidos… Não é, seguramente, boa altura para pensar em cortar tantos alimentos ou comer com medo de que façam mal ao bebé.

Pode, até, ter-te acontecido o bebé ter um episódio de choro e teres associado esse estado a algo que comeste, sentindo-te culpada por isso.

Por isso, vamos lá desconstruir este mito e devolver às mães a informação baseada em ciência e bom senso!

Ao longo dos 6 anos em que apoiei mães e bebés na amamentação, já vi de tudo. Inclusive mães que quase não comiam por causa destas restrições sem qualquer fundamento.

Uma mãe que amamenta precisa de se ALIMENTAR BEM e deve poder comer aquilo de que gosta e está habituada, sem culpas.

(…)

(Artigo disponível na integra na nossa edição 13 Miúdos&Graúdos)

POR: Ana Filipa Antunes – Consultora Parental, Conselheira em Aleitamento Materno, Fundadora da Rede Amamenta   

https://porto.amamenta.net/