Acompanhamento multidisciplinar para crianças

0
67
Young doctor and child enjoy and playing together touching noses

A Clínica Médica Nau Saúde é uma clínica médica recentemente inaugurada, especializada na prestação de cuidados de saúde em regime de ambulatório, ao domicílio e online

Pretendem destacar-se pelo vanguardismo e inovação, mas essencialmente pelo humanismo e empatia, procurando oferecer serviços inovadores e acessíveis a toda a população, salvaguardados pelos princípios da ética e deontologia profissional. 

Com o objetivo de atenderem a necessidades específicas, criaram um Centro de Desenvolvimento Infantil, um projeto que pretende oferecer um acompanhamento multidisciplinar a crianças com ou sem alguma perturbação do desenvolvimento. 

“Por acompanhamento multidisciplinar entende-se que as crianças que integram o projeto começam por ser avaliadas pela nossa equipa, que é constituída por profissionais das várias valências médicas (pediatria, pedopsiquiatria) e técnicas (psicologia, neuropsicologia, terapia da fala e terapia ocupacional com integração sensorial), com o objetivo de identificar patologias e/ou sintomatologia que justifique a integração num programa de intervenção multidisciplinar”. 

Pretendendo ser inovadores, equiparam uma sala de integração sensorial, que vai permitir oferecer um serviço diferenciador. A integração sensorial é uma abordagem da terapia ocupacional procurada essencialmente quando a criança/jovem não consegue dar uma resposta adaptativa às exigências do ambiente.

Pode ser resultante de uma dificuldade para receber e processar a informação do corpo, do movimento e do ambiente, e de usar essa informação para planear e organizar o comportamento. 

A integração sensorial é um processo neurológico em que o cérebro interpreta e organiza as informações sensoriais e que pode ser desenvolvida em salas com materiais específicos e adequados à estimulação dos vários sentidos (nomeadamente vestibulares, propriocetivos e táteis). 

“A inclusão da neuropsicologia na nossa rede de especialidades acrescenta também um elemento diferenciador à intervenção no âmbito da psicologia. Muito resumidamente, a neuropsicologia é a ciência que estuda a relação entre a neurologia e a psicologia, ou seja, entre o cérebro e o comportamento. É um ramo mais específico das neurociências que pretende compreender como o funcionamento do cérebro (sistema nervoso central) pode interferir na cognição e no comportamento humano.” 

Com base no pressuposto de que a intervenção precoce num quadro patológico oferece um prognóstico muito mais favorável no sentido da minimização das dificuldades resultantes da patologia ou na extinção de determinada sintomatologia, pretendem identificar precocemente todas as dificuldades da criança e proceder à intervenção.

De acordo com os resultados da avaliação inicial, a equipa do projeto reúne-se para construir um plano de intervenção individualizado e adaptado à sintomatologia e/ou patologia daquela criança em específico.

Após a concretização do plano de intervenção a equipa reúne-se regularmente para discutir a evolução do caso clínico e adaptar as estratégias a desenvolver.

“Cientes que toda a criança está inserida em vários contextos e que a intervenção deve incluir todas as áreas da sua vida, sempre que possível e que justifique, será efetuada a articulação com o contexto escolar e familiar da criança.”

Conscientes do “grande investimento financeiro que implica a integração da criança num conjunto de consultas regulares”, a Clínica disponibiliza pacotes de consultas que pretendem diminuir as dificuldades a esse nível.

email: clinicamedicanausaude@gmail.com

site: www.clinicamedicanausade.com        Facebook: @NauSaúde Clínica Médica