A Vez das Deusas, Cartazes da Índia mostra-se no Porto

0
176

A Vez das Deusas, Cartazes da Índia mostra-se no Porto A exposição itinerante “A Vez das Deusas – Cartazes da Índia” apresenta-se no Porto, de 29 de Julho a 27 de Agosto, no espaço da Cooperativa ÁRVORE. Composta por obras do acervo da Fundação Oriente, a exposição integra o programa Oriente nas Virtudes, da Cooperativa ÁRVORE. A entrada é gratuita.

Pertencentes à colecção Kwok On da Fundação Oriente, os 53 cartazes em exposição dão a conhecer a fascinante história contemporânea da Índia, desde o final do século XIX. Em paralelo, contribuem para uma visão mais alargada sobre o papel dos cartazes na difusão de mensagens ou manifestos gráficos.

Sob o olhar das deusas que os protagonizam, os cartazes ilustram práticas rituais e religiosas, mudanças sociais e políticas, da colonização à independência, enquanto revelam as muitas características – reais e idealizadas – das mulheres, motes para pensar conceitos e paradoxos sobre o que significa ser deusa e mulher no mundo em que vivemos.

Muito para além de imagens coloridas e atractivas, estes cartazes são objecto de devoção para o culto aos deuses, mas também instrumentos de afirmação política, de legitimação do estado Indiano pós-independência, de promoção de marcas e produtos de consumo, de transmissão de informação cívica e de definição de papéis sociais de género.

A Vez das DeusasCartazes da Índia foi apresentada pela primeira vez no Museu do Oriente em Maio de 2021.

Antes do Porto, a exposição esteve patente em Leiria, na Casa-Museu Centro Cultural João Soares, entre 29 de Abril e 26 Junho, como parte dos esforços da Fundação Oriente em levar mais longe e a mais pessoas o seu acervo, através da organização de mostras temporárias por todo o país, em colaboração com agentes locais.

Oriente nas Virtudes é um projecto da Cooperativa ÁRVORE que visa promover o conhecimento da cultura asiática através de um programa multifacetado de exposições, oficinas, música e dança. Esta é a segunda edição de Oriente nas Virtudes que, a exemplo de 2021, conta com o apoio da Fundação Oriente, fruto de um protocolo com a Cooperativa ÁRVORE.

A Vez das Deusas – Cartazes da Índia _  Oriente nas Virtudes

29 Julho a 27 Agosto

Programa detalhado arvorecoop.pt

Entrada gratuita

Cooperativa ÁRVORE

(Rua Azevedo de Albuquerque, N.º 1 – 4050-076 Porto)

Mais informações em foriente.pt