A TERAPIA PRÂNICA E A EDUCAÇÃO ANIMAL CONSCIENTE 

0
532

Prana, também conhecido por Chi (na China) é uma palavra sânscrita (Índia) que na verdade significa energia vital, a força de sustentação de todos os seres vivos.  

Assim sendo, a terapia Prânica é uma forma ancestral de medicina energética, que utiliza o Prana, para equilibrar e promover a energia do corpo e dos seus processos. 

Por este motivo, mostra ser uma terapia integrativa, não invasiva e de abordagem holística, pois assume um ser na sua totalidade e complexidade, sem qualquer separação do corpo e da mente. Surge para ajudar no tratamento de diferentes doenças e mesmo alterações psíquicas, emocionais e espirituais, envolvendo a  limpeza e energização do corpo de energia, capaz de promover a saúde e o bem-estar, sem tocar no paciente. 

Tal como os humanos, os animais possuem centros de captação e irradiação energéticos, os chacras, que estando em desequilíbrio, não captam a energia vital (o Prana), desperdiçando-a. 

Os animais são bastante sensíveis e acabam por absorver a energia menos positiva, proveniente de um desequilíbrio energético, quer do ambiente onde se encontram, quer dos seus tutores, com o intuito de nos proteger e manter a nossa saúde. Devemos entender e ver esse ato como um ato de amor sincero, companheirismo e amizade, o que nos ajudará a assumir uma educação consciente. 

Assim como o banho é necessário para manter a higiene e saúde física, este “banho energético” é fundamental para proporcionarmos aos nossos amigos de quatro patas todos os cuidados necessários para a sua saúde integral. 

A Educação Animal Consciente é uma abordagem inovadora, revolucionária e transformadora que é capaz de ajudar a solucionar inúmeras alterações comportamentais dos animais sem necessariamente recorrer a treinos intensivos nem a medicamentos. 

Se pretende intensificar a sua relação com o seu amigo de quatro patas, conhecê-lo melhor, aumentando a vossa cumplicidade, interação e comunicação nesta parceria animal-tutor, está no caminho certo. 

Educar os animais de forma consciente, respeitosa e amorosa é um objetivo cada vez mais procurado e alcançado pelos tutores nos dias de hoje. 

“(…) o que é realmente importante no treino animal é o estado mental do seu tutor. O animal está profundamente conectado com o que o seu tutor sente e pensa. 

Como acalmar o seu cão se você não sente calma? (…) Se deseja ter o respeito do seu animal, não tente obter poder sobre ele mas dedique-se a alcançar poder sobre a sua própria mente. (…) O animal irá reagir em consonância com o seu estado mental.” Marta Guerreiro dos Santos, em Espelho Meu, 2019. 

Seja pioneiro na forma de se relacionar e educar o seu companheiro (www.holipaw.pt).

POR: Carlota Valente Guerreiro _ Terapeuta Holística Animal