A importância das Consultas do Adolescente

0
170
people, leisure and technology concept - happy woman or teenage girl in headphones listening to music from smartphone and dancing on bed at home

O seu filho atravessa uma fase repleta de transformações, numa idade em que ir ao pediatra já não é o mais indicado e a clínica geral pode não ser a mais eficaz.

Nesse sentido, existem consultas especializadas na adolescência, com médicos disponíveis a ajudar pais e filhos neste período de dúvidas e angústias. 

Hospital CUF, Lusíadas ou Hospital da Luz, são apenas algumas das unidades de saúde em Portugal com a especialidade de hebiatria, ou seja, consultas para adolescentes, que também se encontram no Serviço Nacional de Saúde.

A adolescência é a fase que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Segundo a Organização Mundial de Saúde, compreende a faixa etária entre os 10 e os 19 anos, sendo que em algumas unidades, o atendimento se estende a jovens até aos 21 anos. 

É neste período do crescimento que ocorrem várias transformações que muitas vezes causam angústia, dúvidas existenciais ou distúrbios. O corpo começa a mudar, as primeiras paixões surgem, as questões da auto-estima são postas em causa, a procura pela inclusão ganha força, as relações com os outros assumem novas dimensões, a sexualidade começa a entrar na equação. Enfim, as mudanças ocorridas durante a puberdade são muitas e por isso mesmo existe a especialização em Medicina do Adolescente.

Os adolescentes passam por alterações físicas, psíquicas, emocionais, familiares e sociais. «O foco da intervenção desta consulta é a saúde global do adolescente, nos seus aspetos somático, psicológico e de relação.

A medicina do adolescente vem preencher as lacunas de prestação de cuidados diferenciados a este grupo etário. A adolescência começa aos 10 anos e tem um término muito variável, dependendo do contexto de cada jovem e do ritmo a que está a desenvolver as duas grandes tarefa desta etapa: a autonomia e a identidade», explica a pediatra Helena Fonseca, especialista na Consulta do Adolescente e médica nos consultórios privados do Hospital Lusíadas Lisboa, na página oficial desta unidade de saúde. 

(…)

Em qualquer dos casos, as situações passadas pelos adolescentes são abordadas com recurso a outras especialidades, se assim se entender necessário. 

O Hospital da Luz, que também dispõe desta especialidade, alerta para a importância deste tipo de consulta: «O adolescente necessita de serviços de saúde que o olhem como um todo; atendam às suas particularidades; e contemplem as suas necessidades físicas, emocionais e psicossociais».

(ARTIGO DIPONIVEL NA INTEGRA NA EDIÇÃO 18 À VENDA NA LOJA ONLINE, COM OFERTA DE PORTES, E NA BANCA PERTO DE SI. COMPRE JÁ!)