A BIC® DESTACA ALGUMAS DICAS PARA BARBEAR

0
686
Depositphotos_170635864_xl-2015

De forma a garantir que obtenha sempre o melhor e mais confortável barbear

Unissexo

O barbear não afeta a espessura, crescimento e tipo de pelo. É um mito comum:

o   Barbear não faz com que o pelo cresça mais grosso e áspero

O pelo que nunca foi cortado tem uma ponta delgada seguida por um folículo mais grosso. Ao barbear remove-se essa ponta e deixa-se apenas a parte mais grossa. Por isso é que o pelo parece mais grosso! Além disso, quando um pelo é cortado com lâmina, ele aparenta ficar mais áspero porque a ponta fica aguçada. À medida que o pelo volta a crescer vai perdendo essa característica e volta a ficar suave ao toque.

o   O barbear não faz com que o pelo cresça mais rápido

A parte do pelo que se projeta acima da epiderme é feito de células mortas. A única parte viva do pelo é a sua raiz e é ela que controla a velocidade a que o pelo cresce. Ao fazer a barba, cortamos a parte do pelo morto, não afetando a raiz do pelo. Por isso a velocidade a que o pelo cresce não é afetada!

o   Depilar pelo corporal não o torna em pelo terminal

O pelo corporal é delgado, tênue e claro, e cobre a maior parte do nosso corpo! O pelo corporal torna-se em terminal, um pelo mais grosso e com cor devido a alterações hormonais, genética, condições médicas e determinadas medicações. A transformação de pelos corporais em pelos terminais depois do barbear é uma coincidência.

Ø  Devo lavar a cara antes de me barbear?

Antes de barbear qualquer parte da cara ou do corpo, é preferível verificar se a pele se encontra perfeitamente limpa. Ao fazê-lo ajudamos a prevenir infeções e inchaços. Aplique água quente ou barbeie-se durante ou depois de tomar banho. A humidade aumenta a elasticidade da pele e suaviza o pelo, tornando o ato de barbear mais simples. Desta forma, garante também uma maior vida útil das suas lâminas.

Ø  O que sabemos de esfoliação e barbear?

A esfoliação, como parte de uma limpeza pré-barbear da pele, é um elemento chave para um bom barbear. Ela ajuda-nos a livrarmo-nos de células mortas, suaviza a pele e ajuda a libertar pelos encravados.  A lâmina vai deslizar no corpo com menos resistência e o resultado vai ser mais duradouro. Não há necessidade de utilizar um esfoliante muito áspero, um mais suave com extratos de caroços, grãos e cera serve. Em alternativa, pode usar uma escova suave para esfoliar a pele.

Esfolie a pele uma a duas vezes por semana e depois não se esqueça de hidratar depois. Lembre-se: Não esfolie a cara logo após o barbear! Pode provocar irritação na pele.

Ø  Tenho a pele seca. Como a posso preparar antes de me barbear?

Certifique-se que prepara a sua pele com um creme ou gel de barbear próprio para o efeito. O gel de barbear faz com que a lâmina deslize mais facilmente sobre a pele, evitando assim irritá-la. Use gel em vez de sabão normal. É melhor para a sua pele. Espalhe o gel e deixe-o dois minutos na pele antes de fazer a barba.

Ø  Como evitar pelos encravados?

Ocasionalmente, os pelos encravam devido a más práticas durante o barbear. Muitas vezes isso acontece quando nos barbeamos no sentido contrário do pelo, quando usamos uma lâmina em pele seca ou quando usamos uma lâmina não afiada.

Se tiver pelos encravados, é melhor exfoliar a pele antes de se barbear. Assim livra-se de células mortas, suaviza a pele e ajuda a libertar pelos encravados.  Recomenda-se que exfolie a pele uma a duas vezes por semana. Não se esqueça de aplicar gel ou espuma de barbear em movimentos circulares contrários ao sentido do pelo. Assim suaviza e levanta os pelos, o que faz com que a lâmina deslize mais suavemente na pele. Se tiver inchaços, evite barbear em cima deles ou barbeie a área com pouca pressão.

Ø  Quanta pressão devo fazer?

É recomendado que use pouca pressão quando faz a lâmina deslizar sobre a sua pele de forma a evitar irritação da pele e vermelhidão.

Ø  Alternativas ao gel. Existem alternativas de que podemos falar tendo em conta que as mulheres gostam de usar inúmeros outros produtos na depilação?

Produtos cosméticos para barbear são usados de forma a facilitar o barbear; eles suavizam o pelo, reduzem a força necessária para cortar o pelo, aumentam o conforto da pele e ajudam a evitar, ou a diminuir, a irritação da pele. Ao mesmo tempo, eles conferem uma maior lubrificação entre a lâmina e a pele.

Hoje em dia, cada vez mais pessoas tendem a usar óleo de barbear na preparação do barbear. O óleo de barbear suaviza o pelo, permitindo assim reduzir a força utilizada durante o barbear. Ao mesmo tempo, lubrifica a pele aumentando o conforto durante o barbear. A utilização recomendada é massajar a pele com ele antes do barbear. Mas atenção! Umas gotas são o suficiente!

É preferível usar óleos naturais!

Durante os últimos anos, o sabão de barbear tem vindo a reaparecer no mundo do barbear! Primeiro molhe a pele! De seguida, aplique-o nas mãos e depois na pele ou aplique-o diretamente na pele num movimento circular contrário ao sentido do pelo. O sabão de barbear suaviza e levanta o pelo, preparando a sua pele para um barbear rente e mais confortável.

Os produtos para a pele são desenhados cuidadosamente com o seu propósito em mente e muitas vezes não são apropriados para mais nenhuma utilização. Champôs e amaciadores podem estragar as lâminas. Podem também, secar e irritar a pele. Lembre-se: os produtos de barbear são produtos cosméticos desenhados especificamente para o barbear e oferecem um maior conforto, ao mesmo tempo que ajudam a evitar adversidades para a sua pele.

Ø  Conselhos para evitar queimaduras provocadas pela lâmina

Más práticas durante o barbear podem levar a queimaduras na pele. Ocorrem quando barbeia em pele seca, quando barbeia repetidamente uma área ou quando usa uma lâmina não afiada.

Para evitar queimaduras, barbeie-se no sentido do pelo, use um preparativo de barbear, não use demasiada pressão ao mover a lâmina sobre a pele e evite passar por cima da mesma área muitas vezes. Em caso de queimadura, lave a pele com água fria e, uma vez seque, trate-o com um produto de cuidado da pele com ingredientes não abrasivos.

Atenção! Evite produtos cosméticos que contenham ingredientes como o álcool, que podem aumentar ou causar irritação.

Ø  Posso barbear por cima de uma queimadura provocada pela lâmina?

Acidentes podem acontecer e se você ficar com a pele vermelha, a última coisa que vai querer é irrita-la ainda mais. Seja gentil consigo mesmo, nutra a sua pele com um creme hidratante e aguarde algum tempo antes de se barbear novamente.

Ø  Qual a melhor forma de aplicar after-shave?

Lembre-se que a sua pele está seca e irritada após de barbear, por isso, seque a pele com palmadas suaves com uma toalha macia. Esfregar só vai irritar a sua pele. O barbear remove as células mortas que estão na sua pele. Aplique um bálsamo after-shave ou um creme after-shave sem álcool para acalmar e hidratar a sua pele.

Ø  Cortei-me! O que posso fazer?

Os cortes são uma chatice, mas há formas rápidas de tratar deles. Se o corte for numa área onde esteja sujeito a sujar-se ou a entrar em contacto com a roupa, ponha um penso. Não é necessário ser um muito grande: um penso pequeno e transparente do tamanho da ferida é o que basta. Depois de poucos minutos, já tudo deve estar tratado. Depois, pode limpar a área com um creme ou loção antisséptico para evitar uma infeção.

Ø  Como cuidar da minha lâmina?

Depois de se barbear, enxague a lâmina com água quente sem bater nas lâminas de forma a remover o pelo e o creme. Não a seque com uma toalha. Deixe-a secar naturalmente.

Ø  Como é que sei quando devo trocar a lâmina?

Quanto menos afiada a lâmia estiver, mais irritada a pele poderá ficar. Mude regularmente a sua lâmina, especialmente se tiver uma pele sensível. A regra geral é que pode usar a mesma lâmina várias vezes: limpe-a e seque-a convenientemente estre utilizações. Sabe que é altura de mudar de lâmina quando tem que empregar mais esforço do que o normal para obter um barbeado perfeito.

Ø  Mantenha os seus pertences consigo

Assegure-se que guarda a sua lâmina num local seguro para esta não cair nas mãos erradas. Se tem filhos, eles podem sentir-se tentados a brincar com estes objetos coloridos. Não deixe a sua lâmina na beira do chuveiro, pois a água estagnada pode danificá-la. O melhor é secá-la após a utilização e guardá-la numa caixa ou numa gaveta até a próxima vez que precisar dela.

Ø  A puberdade

Há uma altura em que meninos e meninas querem tirar os pelos – não das mesmas zonas. É natural, e os adolescentes não devem ter vergonha de querer livrar-se dos pelos do rosto, pernas ou axilas. Na primeira vez, é ainda mais importante tomar todas as precauções necessárias: lavar e esfoliar, usar água morna e gel de barbear, fazer a lâmina deslizar na direção do pelo e na direcção contrária quando necessário e, no final, hidratar, mas, acima de tudo, comprar uma lâmina BIC nova!

Homens

Ø  A melhor altura para se barbear é depois do banho. A sua pele já está limpa e morna e a humidade tornou a sua pele mais elástica. A sujidade do seu rosto pode danificar as lâminas, por isso, lavar o seu rosto primeiro pode aumentar a sua longevidade.

Ø  Não se esqueça de aplicar o creme ou gel de barbear em movimentos circulares contrários ao sentido do pelo. Assim suaviza e levanta o pelo, ajudando a um barbeado menos irritante para a pele.

Ø  Deixe o creme ou gel de barbear na pele durante uns minutos para aumentar o conforto do barbeado.

Ø  Faça movimentos curtos e suaves para um barbeado preciso. Escolha uma lâmina BIC que lhe dá o máximo controlo tendo em conta as suas necessidades.

Ø  Lembre-se que o pelo não cresce na mesma direção nas bochechas, pescoço e queixo. Barbeie-se no sentido do crescimento do pelo!

Ø  Depois de se barbear, lave a cara com água fria de forma a acalmar a sua pele.

Ø  Para aparar e estilizar, escolha uma BIC com uma lâmina de precisão para um maior controlo.