Amamentação

0
361

A amamentação é um ato natural de amor e proteção…

Mas amamentar será assim tão simples e natural?

Amamentar é uma arte, é uma tela que se pinta a três, mãe/pai/bebé, em que todos têm de conjugar as suas cores, daí não ser assim tão simples nem natural.

O aleitamento materno exclusivo é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) até aos 6 meses, uma vez que o leite materno tem todos os nutrientes (proteínas, gorduras, hidratos de carbono, vitaminas minerais e água) necessários e adequados ao desenvolvimento e crescimento do bebé até aos seus primeiros 6 meses de vida. 

A partir dos 6 meses, o aleitamento materno deve ser complementado seguindo as indicações do programa de diversificação alimentar do bebé, que se inicia a partir desta idade e enquanto for mutuamente desejado pela mãe e bebé, apesar da recomendação da OMS ser até aos 2 anos de idade.

As vantagens do aleitamento materno são várias, já bastante reconhecidas a nível mundial, quer para o bebé, como para a mãe, para a família, para o ambiente e também a nível económico.  

É o momento que privilegia a interação entre a mãe, pai e bebé fortalecendo o seu vínculo e promovendo o contacto pele a pele que tranquiliza e acalma o bebé.

Para que a tela transpire harmonia e se traduza no sucesso da amamentação, é necessária a conjugação de três factores: a decisão de amamentar; o estabelecimento da lactação; e o suporte da amamentação.

(…)

POR: Cláudia Xavier _ Enfermeira Especialista de Saúde Infantil e Pediatria

Conselheira em Aleitamento Materno_Mentora do Projeto Mom&Babycare 

  (ARTIGO DISPONIVEL NA INTEGRA NA NOSSA EDIÇÃO15 À VENDA EM BANCA E NA NOSSA LOJA ONLINE)