Duas posições que ajudam a acalmar o bebé

0
149

Há dias em que nada parece acalmar o nosso bebé! Descartando a possibilidade de fralda suja, fome ou outra situação mais grave que necessite da intervenção de um profissional de saúde, esse desconforto pode ser provocado por cólicas, obstipação, excesso de estímulo ou até o resultado de um dia com rotinas alteradas.

Nos primeiros meses, os bebés ainda se estão a ajustar à vida fora da barriga da mãe, onde tudo era confortável e seguro. A única forma que têm para comunicar é através do choro e por isso há que aprender a distinguir um choro de um bebé que está entediado de um choro de dor ou desconforto.

O ideal será sempre acolhê-lo primeiro no vosso colo, ele precisa dele para se sentir mais protegido e tranquilo, é a melhor forma de lhe transmitirem o vosso amor, atenção e de atenuarem qualquer desconforto que possa sentir. Na grande maioria das vezes, apenas isto ajuda a acalmar.

No entanto, há também algumas posições que podem ajudar nesses momentos, para conseguirem tirar o bebé desse estado. Estas são duas delas:

• Coloquem o bebé de barriga para baixo (esperem uns minutos se tiver acabado de comer), apoiem a sua cabeça no vosso braço, posicionem a vossa mão (do outro braço) na zona da barriga realizando uma subtil massagem e deixem que ele relaxe braços e pernas. Podem balouçar suavemente. Ajuda a aliviar cólicas e gases.

• Cruzem as pernas do bebé, levem em direção à sua barriga e, numa posição sentada, encostem-no ao vosso peito. Podem dar apoio à cabeça com a vossa mão e, mais uma vez, balouçar suavemente. Ajuda na obstipação e gases.

Podem ir caminhando pela casa, ambas as posições resultam melhor se vocês estiverem de pé.

O bebé fica assim mais distraído, por estar em duas posições que, além de ajudarem a aliviar desconforto, são também para ele novidade, assim como o balouçar vai sempre lembrar os movimentos que sentia na barriga da mãe e que naturalmente lhe são familiares.

Para além disso, está pertinho de vocês, sente o vosso cheiro, escuta o vosso coração, a vossa voz e podem também fazer contacto pele com pele. Vocês são a “casa” do vosso bebé por isso, nada o vai acalmar mais do que pegar nele e acolhê-lo com um abraço e muitos beijinhos ao vosso colo.

E lembrem-se sempre de respirar fundo e tentar manter a calma, o vosso estado de espírito vai também influenciar o do bebé.

 

Magda Soares

Terapeuta Especialista na Massagem do Bebé

E-mail: inspira.magdasoares@gmail.com

Instagram: inspira.magdasoares