Prendas de Natal em família

0
21

O Natal é, indiscutivelmente, uma das datas mais importantes para as famílias portuguesas.

É a data em que estas se reúnem e partilham momentos, que ficam gravados para sempre nas memórias de todos, principalmente das crianças.

Todos nos lembramos daquelas viagens para a terra, onde os nossos avós nos recebiam de braços abertos, com um enorme sorriso e com os doces, que já nos esperavam, com aquele sabor único que só os mais velhos sabiam fazer.

Naqueles tempos, o Pai Natal ainda descia pela chaminé e, na manhã de 25 de dezembro, acordávamos com a maior energia do mundo e corríamos para a chaminé, na esperança de que aquele brinquedo lá estivesse à nossa espera, ou aquela bicicleta que tanto desejávamos. Esta era uma magia que, infelizmente, se foi perdendo ao longo dos anos, pois a inocência do Natal foi dando lugar ao Natal sofisticado.

Atualmente, Natal é sinónimo de mercado e de consumo, muitas vezes exagerado. Hoje o Natal é feito de milhares de luzes, nas ruas, nos centros comerciais e nos anúncios de televisão, milhares de luzes nas montras, e milhares de movimentos nos cartões de crédito.

Não pretendemos com isto referir que não devemos oferecer prendas aos nossos familiares mais próximos, mas devemos ter muito cuidado na escolha desses presentes.

Na escolha das ofertas, devemos, na nossa opinião, dar primazia às experiências vividas, em detrimento do uso e abuso de materiais plásticos que tanto mal têm feito ao nosso planeta. Plástico esse que chega mesmo a invadir prejudicialmente a cadeia alimentar dos animais, mais concretamente dos oceanos, através das suas micro partículas ambundantes na natureza. 

Propomos, assim, 5 tipos de prendas completamente diferentes e que promovem a união da família e a partilha de experiências.

1 – Ofereça um Fim de Semana no interior de Portugal, para toda a família.

Escolha um local com beleza natural, onde existam rotas pedestres que nos mostrem os locais secretos de cada região, um local onde possamos ter verdadeiras experiências gastronómicas para toda a família. Portugal é um país lindíssimo, que tem nas pessoas, na história, na gastronomia, na cultura, a sua maior riqueza, e o interior é imbatível nestas riquezas. Acreditamos que esta será uma prenda que irá ficar na memória de toda a família. Veja os inúmeros programas da nossa agência parceira – Clickviaja.com Lisboa Expo.  

2 – Ofereça Saúde e desporto em segurança.

Vivemos tempos de pandemia, onde os nossos idosos estão a ser duplamente penalizados, pois a taxa de mortalidade parece ter uma maior incidência nesta faixa etária, o que faz com que apenas se sintam seguros em casa. Este facto veio colocar em risco grande parte dos hábitos saudáveis dos idosos. Assim, as aulas de ginástica, hidroginástica ou natação tornaram-se atividades de risco, o que tem levado a um aumento do abandono da prática desportiva. Propomos um desporto diferente, mas seguro e que também promova a saúde, aulas online de condição física para seniores.

O programa “Eu Consigo”, que criámos recentemente, veio dar resposta a essa necessidade, promovendo aulas três vezes por semana em direto na nossa página de Facebook (Associação Portuguesa Desporto em Família), que promovem atividade física para seniores.  

3 – Ofereça uma formação em defesa pessoal.

Saber ter o comportamento mais adequado numa situação de stress, ou de ameaça, pode salvar vidas. Propomos, assim, uma experiência que irá aumentar a capacidade pessoal para agir em conformidade nessas situações de risco. Existem inúmeras escolas que promovem este tipo de formação, nós aconselhamos a nossa escola parceira ETAMC – Escola Tradicional de Artes Marciais e Curativas.

4 – Ofereça um Workshop em alimentação saudável.

A obesidade é uma das doenças que tem mais mortes associadas. Em Portugal, cerca de 30% das crianças e jovens têm excesso de peso ou são obesas. Nada melhor do que proporcionar a toda a família um momento de aprendizagem prática de alimentação saudável. Todos os membros da família saem a beneficiar com uma prenda destas. 

5 – Ofereça uma experiência Radical.

Para as famílias que têm filhos adolescentes, muito ligados aos ecrãs (e aos sofás), esta pode ser uma prenda interessante para quebrar a rotina. A adrenalina acelera a frequência cardíaca, que nos coloca em alerta máximo, que nos prepara para o confronto, que nos faz entrar em modo de sobrevivência, algo que muito raramente é experienciado, no atual modo de vida dos nossos adolescentes. Estas experiências ficarão marcadas na memória de todos os membros da família. Nós costumamos realizar, várias vezes por ano, este tipo de experiências, com destaque para atividades como o paraquedismo, o rafting, o coastering, entre outros.

Pretendemos com estas ideias, não apenas melhorar o seu Natal, mas também apresentar alternativas ao sentimento que nos impele a entrar em lojas e centros comerciais, como se não existisse alternativa. Estas sugestões mostram que existem alternativas, mais profícuas e que não prejudicam o planeta. E que nos oferecem a melhor prenda possível, o desenvolvimento pessoal através da experiência.

POR: José Pastoria _ Professor de Educação Física

Associação Portuguesa de Desporto em Família

www.apdf.pt