Um projeto que veio para ficar Mom&Babycare

0
201

Mom&Babycare é um projeto que faz um ano e se ainda não o conhecem, sejam muito bem-vindos. Convido-vos a ler um pouco mais…

Em novembro de 2019 ganhei coragem e aceitei enveredar pelo mundo digital (não sei onde estava com a cabeça!). Se bem me conheço, fujo do tempo que se viaja neste mundo, considerava-me uma info/tecno excluída…

Passo a explicar. Sou enfermeira há mais de 14 anos, e adoro o contacto com o doente/cliente, gosto de olhar nos olhos do outro, de tocar, de ensinar, de prestar cuidados, de fazer gracinhas, de entrar no mundo de imaginação das crianças, de ouvir as suas histórias e de interpretar a expressão quando falam comigo… de tudo o que só é possível no mundo da presença física.

Ora o mundo digital não é bem assim, daí o meu receio, não esquecendo que sou uma “leiga” neste mundo novo, em que existem horas para se “postar”, em que textos longos são aborrecidos, em que os likes em algo que nos faz chorar é igual ao que nos faz rir… que grande confusão!

Mas eu sabia que era um passo a dar, por muito que a ambiguidade de sentimentos não me permitisse tomar uma decisão, porque já lecionava cursos de preparação para o parto e parentalidade, já acompanhava esses mesmos casais na consulta do recém-nascido e no apoio à amamentação, já era procurada por casais que não tinham frequentado o curso connosco, mas que no “palavra passa palavra” tinham sido recomendados para mim e já escrevia para a revista da instituição onde trabalho.

Quando me apercebi, estava a deslocar-me ao meu local de trabalho nas folgas e fora de horas para este tipo de apoio, a dar o meu número de telemóvel pessoal, porque sabia que iriam surgir mil dúvidas após a nossa conversa. O apoio que precisavam não terminava após o meu turno e não surgia apenas nas 8 horas que eu estivesse ao serviço.

(…)

E foi assim que nasceu o “meu” projeto para “vocês”!!

Nestes 12 meses, foram muitos os dias que pensei em desistir, pelas enormes dificuldades em manter-me ativa através da partilha de conteúdos nas redes sociais, conciliando com as 160 horas mensais no hospital e a vida familiar. 

A Mom&babycare nasceu com o intuito de escrever artigos sobre o mundo que rodeia a criança, mas hoje é muito mais do que isso e atualmente tem vários serviços ao seu dispor desde:

– cursos de preparação para o parto e parentalidade online;

– cursos ao domicílio para a preparação do casal para a chegada do recém-nascido a casa; 

– visitas ao domicílio após o nascimento, para a realização do “teste do pezinho”, apoio na amamentação, monitorização do peso do bebé, cuidados de higiene, sono seguro, alívio das cólicas e esclarecimento de dúvidas; 

Durante o período do confinamento a que esta pandemia nos obrigou, e quando tudo se transformou maioritariamente online, também eu segui esse rumo através dos cursos lecionados por plataformas online, mas com algumas diferenças do “normal”, pois uma vez mais, a minha forma de cuidar não permitia aceitar que tudo fosse online. 

Nos cursos presenciais olhamo-nos, partilhamos experiências com o “casal” do lado, bebemos um café e trocamos ideias no intervalo, existe um maior à vontade do que numa tela com “quadradinhos” em que muitas vezes os intervenientes nem permitem a imagem. Daí os cursos online da Mom&Babycare serem aulas individuais.

 

Sim, ocupa mais tempo ao formador, mas é completamente personalizado às necessidades de cada casal e o feedback tem sido bastante positivo, por isso vamos manter. Excecionalmente, e apenas a pedido dos casais, permitimos grupos, mas nunca mais de quatro casais.

(…)

O feedback que nos têm transmitido relativamente ao curso no domicílio tem sido bastante positivo, e enumeram quatro benefícios: o momento de validação dos produtos e vestuários escolhidos da mala da maternidade; o treino do banho do bebé (local banho, manuseio bebé, troca de fralda e forma de vestir o bebé); posicionamentos para amamentar e posicionamento seguro no berço. 

Estamos juntos, para sorrir e para chorar!

POR: Cláudia Xavier

Enfermeira Especialista de Saúde Infantil e Pediatria, Mentora do Projeto Mom&Babycare

mombabycarebyclaudiaxavier@gmail.com