O tempo da Mãe Sombra

0
966
Prevenir saúde mental dos profissionais em teletrabalho é uma prioridade
Prevenir saúde mental dos profissionais em teletrabalho é uma prioridade

A Mãe Sombra, como todas as mães e pais deste mundo, já teve o problema do tempo.

Este é o problema mais comum entre pais. Não se sinta sozinho se termina o dia a pensar que nem metade do que tinha planeado fazer ficou a meio ou se a sua energia se esgota a meio da manhã e se se arrasta até ao último prato enfiado na máquina da loiça. Isto pode ser uma realidade, pode acontecer uma vez ou  pode durar o resto da sua vida.

Vamos imaginar algo que pode ter grandes semelhanças com a realidade. Já sabe que a Mãe Sombra é ótima a imaginar cenários reais.

O despertador do telemóvel toca às 7h da manhã. Dá-lhe dois murros e adia o acordar 10 minutos. Quando volta a tocar repete este exercício e às 7h20 levanta-se em alto stress.

Acorda os miúdos já meio aos gritos ou pelo menos colocando alguma responsabilidade neles por irem chegar atrasados.  Enquanto eles se vestem, prepara pequenos almoços e enfia almoços e lanches nas lancheiras, isto acreditando que já estão confecionados, se não o mais provável é levarem dinheiro para a escola para se desenrascarem.

Às 8h00 estão eles a tomar o pequeno almoço e a mãe ou pai Sombra a tomar duche sem parar de olhar para o relógio. Pelas 8h30 surge rebuliço para sair de casa, deixar os pequenos na escola e ir para o escritório ou voltar para casa para o teletrabalho.   

Consegue imaginar este cenário? É o seu?

Mãe Sombra vai ajudar com dicas preciosas.

Se os seus filhos levam refeições para a escola, prepare-as domingo à noite. Todas em caixas. As de segunda e terça coloque no frigorífico, as outras deixe no congelador e retire na véspera de manhã para que no dia em que as vão levar já só seja preciso aquecer.

Durante a semana acorde uma hora mais cedo para se dedicar a si. Para tomar um duche relaxante, ir correr 30 minutos ou ler o seu livro preferido. Deite-se também uma hora mais cedo para que o seu número de horas de sono some 7h.

Nos primeiros dias pode parecer um sacrifício. Ao fim de umas semanas vai sentir-se com mais energia e ter a real sensação de os dias serem maiores. Juro-lhe.

Acorde os seus filhos à hora certa para não se atrasarem, mas para também eles terem uma manhã tranquila antes de iniciarem o dia escolar. Acredite, se estiver bem, há maior probabilidade de eles também estarem.    

Depois conte-me como está a correr para sombramae@gmail.com

Boa sorte e um abraço,

Mãe Sombra