DEPRESSÃO PÓS-PARTO

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CAUSAS E COMO AJUDAR A PREVENIR

 Queridos pais,

Sejam muito bem-vindos a este espaço dedicado essencialmente a temas relacionados com a gravidez e com o pós-parto.

Somos uma equipa de profissionais ligadas a várias áreas para garantir que vos trazemos o melhor conteúdo e melhores práticas, para assim auxiliar e tornar tranquilos os vossos primeiros passos nesta grandiosa experiência que é a maternidade. Estamos aqui para vos acompanhar, enfermeiras especializadas, psicóloga clínica, coach de emagrecimento e eu como terapeuta familiar no sono e comportamento infantil. Contem connosco!

Este projeto tem como missão garantir uma gravidez e pós-parto tranquilos: felizes na saúde, no casal e no sono é a nossa promessa.

Queremos que este espaço mensal lhe sirva de bloco de notas, de roteiro, de guia para a vida e que possamos fazê-lo juntas.

Aceita o desafio?

Aceite o desafio, comecemos por falar sobre um tema que arrepia e assusta imensos pais, muitas vezes, antes de o serem: a depressão pós-parto.

Vamos falar sobre algumas causas e vamos ajudar-vos também a prevenir este estado, que destrói o começo de uma nova etapa para toda a família.

Como pode o aleitamento materno influenciar na vossa saúde mental? Como prevenir problemas de sono do bebé pode salvar a vossa família? A importância do cuidado contigo, mãe e ainda a influência da depressão materna nos cuidados ao bebé.

Isto vai ajudar-vos! #Estamosjuntos nesta jornada.

DORMIR SALVA VIDAS 

Então pais, o que é que o tema “sono” tem a ver com a depressão pós-parto? Tudo.

Não dormir leva-nos a um estado mental caótico, ideias confusas, dificuldade de concentração e foco, a nossa disposição muda e não é para melhor, os nossos níveis de paciência reduzem, o nosso corpo pede CAMA!

Dormir bem é fundamental para tomarmos boas decisões, para o nosso corpo se manter saudável e equilibrado e para repor as nossas energias.

Quando temos um recém-nascido nos braços, há um pico de adrenalina grande no início, misturada com uma alegria e ansiedade que parece até não ser muito necessário dormir tanto tempo. Contudo, essa realidade muda e o cansaço começa a fazer-se sentir.

Muitas vezes o cansaço nesta fase, em especial por parte da mãe, começa desde a gravidez. E de facto aqui pode iniciar-se um ciclo vicioso, uma vez que, como sabemos, o recém-nascido “por defeito” mama geralmente a cada 3h.

Nos acompanhamentos às famílias que me procuram, para as ajudar a dormir definitivamente bem, todas elas partilham de uma dor imensa causada pela privação de sono. E há histórias de arrepiar. A maior parte delas, apresentando já alguns sintomas de depressão, sempre associadas ao facto de não dormir e, com isto, ter até intolerância ao choro/sons do bebé.

Como não queremos chegar até aqui e queremos efetivamente viver a maternidade de forma serena e descansada, conscientes daquilo que a privação de sono faz connosco e com os próprios bebés, é importante começarmos desde o início a criar boas rotinas de sono.

Vamos diminuir os efeitos da privação de sono e evitar que a privação de sono “viva” na vossa família? Vamos a isto!

Aqui ficam umas dicas bem importantes, que por certo contribuirão para umas noites e dias mais descansados e para bons começos em família:

❤︎ CASAL UNIDO

É importante que o casal se prepare para esta realidade de início, para que possa encarar esta etapa de forma mais natural e até mais saudável. A comunicação entre vocês é vital.

É importante também que pai e mãe se entreajudem, é fundamental que procurem também descansar durante o dia, nos primeiros 3 meses de vida do bebé. Pode ser crucial traçar uma estratégia prática para que essa entreajuda faça mais sentido. 

❤︎ AJUDAR O RECÉM-NASCIDO A DISTINGUIR O DIA E A NOITE

Como? É simples. É natural que o recém-nascido tenha os sonos trocados, confundindo o dia e a noite, por isso, é importante que ele durma durante o dia com barulho e na luz (o mais natural possível) e à noite sem luz, num ambiente mais tranquilo.

❤︎ EVITAR A LUZ DE PRESENÇA

A luz de presença é muito utilizada para que os pais possam conseguir ver os seus bebés, contudo essa prática utilizada de forma recorrente não ajuda na produção de melatonina – hormona responsável pelo sono.

❤︎ MAMAR E DORMIR EM TEMPOS DIFERENTES

Nos primeiros dias não é fácil. O recém-nascido adormece com muita frequência na maminha da mãe ou enquanto é alimentado. Contudo, é essencial ao longo do tempo ajudar o bebé a perceber que a mama, ou o momento de comer, é para se alimentar e não para dormir, por forma a evitar que ele vá já a dormir para o berço.

❤︎ ADORMECER SOZINHO

A Sociedade de Pediatria do Neurodesenvolvimento recomenda: adormecer sozinho é o melhor caminho! É nesta autonomia no adormecer que promovemos um bom hábito de sono e que nos conduz a uma rotina diária muito melhor, mais tranquila, mais leve e descansada. É isto que procuramos, não é?

Quando um bebé dorme bem, os pais dormem bem, quando os pais estão tranquilos e mentalmente descansados, os bebés estão bem e relaxados.

Dormir é a peça-chave. E ATENÇÃO, estão longe de serem verdadeiras expressões como “os bebés nascem com problemas de sono”, “os bebés não gostam de dormir” ou “herdou o mesmo problema de sono”! Ele só precisa das vossas ajudas para o conseguir. Estas ajudas salvam vidas. Dormir bem é um salva-vidas. 

Contem com a minha ajuda no processo! 

Carolina Vale Quaresma
Terapeuta Familiar
Especialista em Sono e Comportamento Infantil

Apaixonada e comprometida, com mais de 15 anos de experiência com bebés e crianças, em mais de 8 países, tem o propósito de ajudar famílias a viver uma parentalidade com menos culpa e ansiedade, menos dramas e sem medos.

Seja na introdução de boas rotinas de sono, seja na gestão de comportamentos, a Carolina guia os pais aos resultados que ambicionam, cumprindo a missão de tornar as famílias mais felizes, com laços mais fortes através do equilíbrio entre Amor & Limites.

Beijinhos nossos,

  

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