5 dicas para o regresso às aulas

0
53

Para alguns pais o mês de setembro é um momento de grande turbilhão e que requer esforço económico e logístico

Com as férias a terminar, é necessário organizar o início escolar. Um início tranquilo e organizado é vivido de uma forma com menor stress e diminui o número de imprevistos.

Desde que sou mãe, o mês de setembro exigiu sempre uma gestão do orçamento mais regrada, acrescem despesas com material escolar, livros e consultas médicas. Antecipar um planeamento foi a forma de organizar este período.

Deixo-vos uma check-list que verifico anualmente e que vos pode ser útil. 

Sugiro que envolvam os vossos filhos na realização de algumas tarefas, não só pelo momento lúdico, mas também pela responsabilização que os permite sentirem-se envolvidos no processo.

  • Material escolar

Ao avaliarmos as condições do material dos anos anteriores, existe uma forte probabilidade de alguns poderem ser reutilizados. Mediante a lista disponibilizada pela instituição escolar e conhecendo o que reutilizámos adquirimos apenas o novo material necessário. Desta forma contribuímos para a redução do consumo excessivo e promovemos a sustentabilidade.

  • Identificação do material

A identificação do material escolar e dos livros permite, não só personalizá-lo, como também criar uma maior responsabilização e sentimento de posse do mesmo.

  • Encadernação dos livros

Para uma maior durabilidade dos manuais escolares, e tendo em conta que imprevistos com crianças acontecem regularmente, esta é uma solução a ter conta.

  • Consultas/rastreios de vigilância infantil

Quantos de vós se esquecem quando foi a última consulta médica? Ou a última vez que os vossos filhos fizeram um rastreio oftalmológico? Eu associo tudo ao mês de setembro porque desta forma, não só não me esqueço, como evito ausências escolares. Esta estratégia de agendamento anual de consultas fui verificando que é uma prática comum dos pais enquanto realizava as consultas de enfermagem de saúde infantil.

  • Organização do armário e calçado

Serão só os meus filhos que dão um grande pulo nas férias de verão? Aproveitando que estamos na transição do verão para o outono, esta é a oportunidade apropriada para reorganizar e renovar, tanto o guarda-roupa, como o calçado.

A poucos dias do início escolar, e após um longo período de férias, devemos gradualmente retomar as rotinas diárias.

Este são os 5 pontos que sugiro para um regresso às aulas harmonioso.

POR: Cláudia Xavier _ Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria, Mentora do Projeto Mom&Babycare