4 ideias para inspirar os seus filhos a ler

0
108

A família é o primeiro elemento promotor de leitura das crianças, sendo essencial que tenham contacto desde cedo com livros de imagens e sons, pois, mesmo que não compreendam tudo, é desta forma que começam a desenvolver a linguagem e o vocabulário.

Com a presença cada vez mais inevitável das novas tecnologias, pais e educadores enfrentam novos desafios. Para ajudar nessa tarefa, a My Nametags apresenta 4 dicas importantes para despertar o interesse de leitura nas crianças, de modo a desenvolverem as capacidades cognitivas:

1. Criar um espaço de leitura

É muito importante, especialmente para crianças mais novas, ter um espaço pessoal dedicado à leitura. Espaço esse que pode ser decorado com os autocolantes de parede da My Nametags que podem ser personalizados com as figuras e temáticas que a criança gosta, e assim tornar o espaço mais apelativo.

 

2. Procurar livros interessantes

Podem ser encontrados muitos livros infantis interessantes em bibliotecas, livrarias ou online. Por exemplo, existem livros sobre anatomia para crianças. As crianças podem aprender sobre o corpo humano, ciência e muito mais, desenvolvendo capacidades que podem até inspirar os jovens a sonhar com a profissão futura e ainda despertar criatividade e imaginação.

É importante prestar atenção aos livros que as crianças gostam para que possam escolher esses tipos de livros da próxima vez. E também é possível descobrir imensas leituras económicas e gratuitas online, em lojas de segunda mão ou em várias feiras de rua.

3. Fazer da leitura um hábito diário

Incutir o hábito de ler todos os dias fará certamente diferença no dia-a-dia dos seus filhos. Se faltar o tempo ou a vontade de ler durante o dia, ler em voz alta antes de dormir pode ser uma excelente opção.

Ler em voz alta para as crianças promove o desenvolvimento saudável do cérebro, estimula conexões emocionais mais fortes, motiva o amor pela leitura, melhora as habilidades de escuta e linguagem e cria laços mais fortes entre pais e filhos.

As famílias podem tornar este hábito numa atividade familiar, de modo a tornar-se um momento de relaxamento do dia e pode até ajudar a esquecer os problemas por algum tempo.

4. Tornar os livros acessíveis

Se as crianças não tiverem livros à sua volta, torna-se ainda mais difícil encontrar um que queiram ler. Ter uma estante com diferentes livros em casa pode facilitar a suscitar a curiosidade dos mais novos. As estantes infantis podem ser esteticamente agradáveis com diversas cores, desenhos ou formas.

Além disso, pode colocar sempre um livro na mesa de cabeceira do seu filho para o lembrar de ler antes de dormir ou até facilitar o acesso a um computador portátil ou tablet para fazerem download de livros digitais.