19 de outubro: Dia Mundial da luta contra o Cancro da Mama

0
105

 

The Reminder Bra: A campanha da C&A para consciencializar sobre a importância da autoexploração na prevenção do cancro da mama

Através de um SMS mensal é relembrada a importância de realizar a autoexploração

 Aproximadamente 20% dos casos de cancro da mama são detetados durante a exploração física prévia à mamografia, segundo a organização Breastcancer.org. No entanto, de acordo com o estudo “Mulher com patologia mamária: Que fatores se associam à prática da autoexploração?”, 48% das mulheres reconhecem nunca a ter praticado. No âmbito do Dia Mundial da luta contra o Cancro da Mama, que se assinala no dia 19 de outubro, a C&A lança The Reminder Bra, uma iniciativa com o objetivo de sensibilizar e consciencializar quanto à importância da autoexploração na prevenção da doença.

 The Reminder Bra é um projeto piloto, que será levado a cabo entre os dias 18 e 20 de outubro, e que convida todas as pessoas que comprem qualquer sutiã nas lojas da C&A em Espanha e Portugal a facilitar os seus dados pessoais de forma a receberem um SMS sem qualquer custo uma vez por mês, no qual será lembrada a importância da autoexploração. No 12o mês receberão outra mensagem, mas desta vez a recordar da necessidade de realizarem uma revisão anual com um especialista, já que o autoexame nunca deve substituir a visita ao médico.

 O Dr. Ricardo Cubedo, oncologista do MD Anderson Cancer Center, que também interveio como assessor durante o desenvolvimento do The Reminder Bra, refere: “A autoexploração mensal pode ajudar a diagnosticar o cancro de mama precocemente, e ajudar a salvar vidas. Dois entre cada dez diagnósticos são detetados entre mamografias anuais, porque a mulher detetou um inchaço ou irregularidade e é por isso que continua a ser muito importante a autoexploração mamária mensal”.

Como realizar a autoexploração?

 Após os 25 anos, cada mulher deve iniciar uma autoexploração mais consistente, realizando-a 7 dias depois da menstruação. Este processo assenta em 5 passos simples: 

1.  Colocar-se diante do espelho, levantar os braços e observar os dois peitos para detetar qualquer eventual anomalia

2.  Pressionar suavemente com a ponta dos dedos em movimentos circulares para detetar papos

3.  Com a ponta dos dedos, examinar a axila em busca de protuberâncias na pele

4.  Pressionar os mamilos de forma suave e repetir os passos anteriores no outro peito

5.  Deitando-se com uma almofada debaixo do ombro e com o cotovelo levantado, examinar a mama direita com o braço esquerdo e repetir o processo para a outra mama.

 Domingos Esteves, diretor Geral da C&A Iberia comentou: “Para a C&A é muito importante apoiar e promover iniciativas que lutem contra o cancro. Nesta ocasião, queremos mostrar o nosso pequeno contributo para a consciencialização da importância da autoexploração na deteção do cancro da mama. A campanha The Reminder Bra expressa que não queremos apenas demonstrar o nosso compromisso com as mulheres durante um só dia, mas de mantê-lo durante os 365 dias do ano”.

Leticia Pérez de Camino, Gestora de Marketing e Comunicação na C&A, explica: “Há muitas mulheres que não sabem que devemos realizar a autoexploração todos os meses, e mesmo quando tomam essa consciência, é um ato que cai muito facilmente no esquecimento. É por isso que queríamos ser a primeira marca de moda a acentuar a importância da autoexploração mensal e divulgá-la, para que nenhuma mulher se esqueça disto e para que possa contar com mais um método para prevenir o cancro da mama.”