10 jogos tradicionais que pode ensinar aos seus netos

0
89

Numa época em que os telemóveis, tablets e computadores dominam o dia a dia da pequenada, sugerimos que vá “resgatar” algumas ideias engraçadas de “antigamente”. Esta herança cultural passada às crianças será uma verdadeira relíquia para os tempos de lazer. Deixamos aqui algumas ideias engraçadas que irão deixá-los rendidos.

1. Jogo da Macaca
Desenha-se a macaca no chão (um T duplo feito em quadrados) com um pau de giz. Depois, numeram-se as casas até 8. A casa 7/8 é o chamado céu. Com um pequeno objeto – que antigamente era uma pedra – que dê para atirar, a primeira pessoa atira-o para dentro da casa número 1. Tem de acertar dentro da casa, se não acertar no espaço delineado ou sair fora deste, deverá passar a vez à pessoa seguinte. Se o objeto ficar dentro da casa, terá de fazer todo o percurso ao pé-coxinho para o apanhar. Deverá saltar sobre a casa onde está o objeto até às casas 7/8, aí salta, rodando no ar, sobre si mesmo pousando os pés nas mesmas casas. De seguida reinicia-se o percurso inverso até chegar à casa anterior à do objeto, apanhando-o, equilibrando-se apenas num pé. Se conseguir fazer todo o percurso como ditam as regras, então começa de novo atirando o objeto para a casa seguinte. Se falhar, passa ao participante seguinte e na próxima jogada começa na casa onde parou.

2. Dança das Cadeiras
Mais um jogo muito simples que as crianças adoram. Consiste em fazer uma roda de cadeiras e outra de pessoas, sendo que o número de assentos deve ser sempre um a menos em relação aos indivíduos participantes. Coloca-se uma música para tocar enquanto as pessoas circulam em volta das cadeiras e quando a música parar, todos devem sentar-se em alguma cadeira. Quem não se conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira. Ganha quem se sentar na última cadeira.

3. O Rei Manda
Este jogo é ótimo para a família jogar toda junta, pois quanto mais participantes, melhor. Num espaço que tenha parede, ou apenas com um risco desenhado no chão, o rei eleito coloca-se de costas para a parede ou risco e os restantes participantes colocam-se, lado a lado, à sua frente, a uma distância de cerca de 10 ou mais passos.
A função do rei é dar ordens que podem variar bastante. Os outros participantes cumprem essas ordens, tentando aproximar-se da parede ou do risco onde está o rei. Quem conseguir chegar à parede ou ao risco em primeiro lugar, será o novo rei.
Ao dar as ordens, o rei deve começar por dizer, “O rei manda…:”. Por exemplo pode dizer: “O rei manda… dar dois saltos ao pé-coxinho para a frente ou um salto de gigante para o lado esquerdo, saltar com os pés juntos para o lado direito, dizer o nome em voz alta, rodopiar 5 vezes”, etc. Mais tarde ou mais cedo alguém chegará ao pé do rei e tomará o seu lugar.

4. As Partidas com Berlindes
Fazem-se 3 covinhas no chão e o objetivo do jogo do berlinde – ou bilas, como é conhecido em alguns locais do país – é meter os berlindes nas covinhas. Cada jogador lança o seu berlinde. Quem conseguir chegar mais longe é quem começa o jogo. O jogo tem como objetivo meter berlindes nos 3 buracos, empurrando-os com os dedos. Quando se consegue chegar à última cova faz-se o percurso no sentido oposto. Conforme os jogadores vão superando estas etapas, ficam com o direito de tentar acertar nos berlindes dos outros jogadores, também utilizando a técnica de os empurrar com os dedos no chão. Quando acertam, ganham os berlindes em que acertam.

5. O Divertido Pião
O pião é um jogo infantil antiquíssimo em Portugal. O pião de madeira deve ser envolvido com um baraço (o cordão) e atirado ao chão, ficando a rodar o mais longo tempo possível. Antes de começarem a jogar, o melhor é definir alguma regras. Por exemplo, podem fazer uma competição de acordo com um certo tempo fixo, ou uma prova em que o pião deve tocar nos piões dos restantes jogadores e projetá-los para fora de um círculo desenhado no chão. O pião depois de lançado deverá continuar por si só a girar, considerando-se fora de prova os piões que saírem desse círculo. Uma vez definidas as regras, está na hora de lançarem o pião e divertirem-se.

6. Corrida de Sacos
Primeiro deve encontrar sacos grandes, sólidos e resistentes. Trace uma linha de partida e uma linha de chegada. O jogo pode ser jogado individualmente ou em equipas. Para equilibrar a possibilidade de ganhar de todas as crianças, pode traçar linhas de partida diferentes em função de cada idade. Os mais velhos podem partir de uma linha de partida situada vários metros atrás da linha de partida dos mais pequenos. Ao seu sinal, os jogadores correm em direção à linha de chegada. Ganha o jogo quem passar a linha de chegada em primeiro lugar.

(…)

( Artigo disponível na integra na nossa edição 12 Capa Março)

POR: Aida Borges