10 HÁBITOS PARA MELHORAR O DIA-A-DIA DAS CRIANÇAS

0
73

Hábitos são rotinas ou comportamentos praticados regularmente e em muitos casos de forma automática

Os hábitos certos quando repetidos na medida certa e de forma consistente, são super poderosos, pois ajudam a construir uma vida melhor. 

“As pessoas não decidem o seu futuro, elas decidem os seus hábitos e os seus hábitos decidem o seu futuro”

F.M. Alexander

Existem hábitos que podem ser incutidos desde muito cedo aos nossos filhos, para que tenham um dia-a-dia mais saudável, estável e simples, melhorando obviamente a qualidade e a vida de toda a família. Saiba quais são:

Sono

Ter bons hábitos de sono é fundamental para o bem-estar e saúde das crianças, e podemos começar pela manutenção de um horário para ir dormir.

Alimentação

Outro hábito fundamental e que se deve começar desde tenra idade é a alimentação, que deve ser variada, equilibrada, incluir alimentos saudáveis, evitando alimentos processados, senso também fundamental não esquecer a ingestão de água! 

Leitura

Ler é um hábito fácil de cultivar nos mais novos desde muito cedo, implementando a rotina de ler diariamente uma história antes de adormecer e incluir brincadeiras com livros.

Atividade física

Os benefícios da atividade física são indiscutíveis e este é outro hábito que os pais devem incutir na vida dos seus filhos, evitando o sedentarismo, o isolamento e também a obesidade infantil.

Não fazer nada

As crianças não têm de estar sempre a fazer coisas e com uma agenda sobrecarregada, as crianças devem ter períodos em que não façam absolutamente nada, em que tenham tempo para se entediar! 

Tempo sem ecrãs

A tecnologia é parte integrante do nosso dia-a-dia, não podemos viver sem ela, mas também não podemos deixar que a mesma nos domine. Assim sendo, cabe-nos a nós, pais, promover diariamente junto dos nossos filhos, tempo sem ecrãs: sem tv, tablets, telemóveis. 

Ouvir música

A música estimula a criatividade e tem imensos efeitos terapêuticos, diminui o stress e é um hábito saudável que as crianças podem adotar desde muito cedo. 

Conversar

Estimular hábitos de diálogo e conversa com os nossos filhos é um dos hábitos essenciais desde cedo. Ajuda a fortalecer os laços e conexão entre pais e filhos, além de os ajudar na aquisição de vocabulário e facilitar a comunicação. 

Carinho

Ter momentos diários de carinho, de troca de afeto, faz-nos sentir especiais, amados, únicos e fortalece a autoestima. Outro hábito diário a não descurar! 

Riso

Porque rir é mesmo o melhor remédio! Ajuda na libertação de endorfinas que promovem o bem-estar, alivia o stress e a tensão física, gera relações de confiança e inspira a positividade. E digam lá se uma boa sessão de riso em família não é um programa daqueles?! 

Termino reforçando que os pais são os melhores exemplos e que não há melhor forma de educar e criar hábitos nos nossos filhos do que através das nossas ações e exemplos. 

Até breve!! 

POR: Cláudia Ganhão | Especialista em Minimalismo 

www.claudiaganhao.pt

https://www.instagram.com/claudia_ganhao/